[Itália] A biblioteca do Círculo Cultural “E. Malatesta” reabre com serviço de empréstimo

A partir de quinta-feira, 9 de maio, será possível emprestar e consultar livros na Biblioteca do Círculo Cultural “Errico Malatesta”.

Por enquanto, há apenas uma centena de volumes, mas o catálogo será ampliado nos próximos meses, conforme o processo de catalogação iniciado em março, quando foi realizada uma primeira inauguração.

Com o empréstimo e a consulta, a partir de quinta-feira, 9 de maio, será uma reabertura efetiva de nossa biblioteca histórica. Convidamos todos aqueles que desejam conhecer a história e a atualidade do anarquismo a visitá-la durante o horário de funcionamento e a consultar o catálogo online no site do Sistema Documental Territorial de Livorno: https://opacsol.comune.livorno.it/SebinaOpac/.do

A biblioteca está localizada na Via degli Asili, 33, em Livorno, e está aberta às segundas e quintas-feiras à tarde, das 16 às 20 horas. Nas manhãs de quinta-feira, somente com hora marcada.

O Círculo Cultural “Errico Malatesta” foi designado pela Federação Anarquista de Livorno para gerenciar o material da biblioteca da Federação por meio da biblioteca, com o objetivo de tornar essa coleção de volumes, panfletos e periódicos acessível ao público e promover o conhecimento do movimento anarquista.

O núcleo histórico da biblioteca é constituído em volumes das bibliotecas de grupos anarquistas locais, aos quais foram adicionados fundos doados por companheiros ao longo das décadas. A biblioteca sempre continuou a ser atualizada com novas publicações, também em outros idiomas, relacionadas ao movimento anarquista ou a tópicos que interessavam às atividades da Federação. Entre os títulos de referência sobre o pensamento anarquista estão as obras de Pietro Gori, publicadas entre 1946 e 1949, e as obras completas de Errico Malatesta, publicadas recentemente. A maioria dos volumes trata do movimento anarquista, sua história, problemas políticos e perspectivas de transformação social.

A biblioteca também possui coleções dos principais periódicos do movimento anarquista na Itália, incluindo o “Umanità Nova”. Destaca-se uma coleção do semanário “L’Avvenire Anarchico”, publicado em Pisa, e a coleção do periódico anticlerical “Il Corvo”, publicado em Livorno pelo Grupo Antirreligioso Pietro Gori. Há também coleções significativas de títulos anarquistas estrangeiros, especialmente espanhóis e franceses. Há também coleções de periódicos não anarquistas, mas interessantes, incluindo a coleção de “Il Mondo” (1949-1966).

collettivoanarchico.noblogs.org

agência de notícias anarquistas-ana

gota de chuva
escorre na parreira
pára na uva

Carlos Seabra

Leave a Reply