
Um tribunal militar condenou os anarquistas da cidade de Chita – Alexander Snezhkov, de 19 anos, e Lyubov Lizunova, de 16 anos – a seis anos e três anos e meio de prisão, respectivamente. Vladislav Vishnevsky, envolvido no mesmo caso, foi condenado a um ano e meio de trabalhos forçados.
Todos os três foram condenados por apelos ao extremismo (parte 2 do artigo 280.º do Código Penal) e por terrorismo (parte 2 do artigo 205.2 do Código Penal). Snezhkov e Vishnevsky também foram considerados culpados por vandalismo motivado por inimizade política (parte 2 do artigo 214.º do Código Penal). O caso de vandalismo de Lizunova foi arquivado devido ao término do prazo de prescrição para acusação de menores.
Snezhkov e Lizunova foram detidos no outono de 2022 sob suspeita de picharem “Morte ao Regime” e administrarem os canais de Telegram “75zlo” e “Shugan-25”, onde publicavam informações sobre protestos contra a guerra na Ucrânia, proteção animal e ações de partisans. Inicialmente, os dois tiveram que assinar um acordo de não sair da cidade e após a prisão nas cidades de Omsk e Irkutsk, as medidas preventivas foram reforçadas. Alexander foi enviado para um centro de detenção provisória e Lyubov foi colocada em prisão domiciliar. No início deste mês, a aluna do 10º ano foi enviada para um centro de detenção provisória por chegar duas horas atrasada em casa.
Vishnevsky foi adicionado à “lista de extremistas” da Rosfinmonitoring em outubro do ano passado. Snezhkov e Lizunova estão na lista desde 2022. Atualmente, há mais de 900 pessoas que são réus em processos criminais iniciados devido a protestos contra a guerra com a Ucrânia.
Uri Gordon
Fonte: https://freedomnews.org.uk/2024/04/27/russia-prison-sentences-for-terrorist-graffiti/
Tradução > meiocerto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Flor esta
De pura sensação
Floresta.
Kleber Costa
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?