Em 27 de abril de 2024, a Federação de Solidariedade dos Trabalhadores, afiliada da IWA no Paquistão, realizou seu primeiro Congresso em Karachi.
Estiveram presentes 18 delegados de todo o país. Os Objetivos, Princípios e Estatutos da FSM foram reafirmados.
A FSM foi fundada como Iniciativa de Solidariedade aos Trabalhadores em maio de 2020, inicialmente por camaradas anarquistas de Peshawar, Karachi e Lahore, e rapidamente cresceu com pequenas filiais estabelecidas em outras cidades. A FSM foi admitida na IWA como afiliada do Paquistão no 28º Congresso realizado em Alcoy, na Espanha, em dezembro de 2022.
Aqui está um breve relato:
• O congresso começou com uma canção revolucionária cantada por nosso querido poeta anarquista Nadeem Sibtain.
• Gul Muhammad Mangi apresentou um relatório de desempenho de dois anos referente às atividades realizadas pela Federação de Solidariedade dos Trabalhadores (FSM) Paquistão. Ele contou aos delegados que a FSM é o membro amigo da Associação Internacional dos Trabalhadores (IWA) desde 2022, iniciou suas atividades em 2021 e realizou uma manifestação de protesto em apoio aos camponeses indianos. Ele contou que outro evento importante foi a comemoração do aniversário de morte de Bhagat Singh e Hemon Kalani no Karachi Press Club. A FSM comemorou a “Comuna de Paris” pela primeira vez em Karachi. O aniversário de morte do falecido Zubair Rahman também foi realizado no Chotta gate e no YMCA hall, em Karachi.
• William Sadiq fez uma apresentação sobre a filosofia do “Anarquismo” e falou brevemente sobre o “Primeiro de Maio”, relatando a luta anarquista em 1886 na América e dizendo que o incidente do Hay Market influenciou muito a história do movimento trabalhista.
• O veterano anarquista Mohammad Mazahir falou brevemente sobre o movimento anarquista e contou que todo o financiamento da Guerra da Independência de 1857 foi custeado pelas mulheres, que supostamente eram chamadas de “prostitutas”. Ele disse aos delegados que sem as mulheres não haverá anarquia e que está feliz em ver a participação das mulheres no congresso.
• Nuzhat Ara contou que é Ph.D. em comunismo científico pela Universidade Estadual de Balgharia, mas que abandonou o marxismo quando sentiu que ele era uma utopia e uma forma de capitalismo.
• A única mensagem para o congresso, recebida de Momin Khan Momin, um veterano anarquista, foi lida por Gul Muhammad Mangi, na qual ele demonstrou solidariedade com os Anarco-Sindicalistas e esperou que isso seja um grande passo em direção à corrente anarquista. Ele disse que é um sucesso para a causa do anarquismo e também parabenizou os participantes e todos os anarquistas afiliados à FSM.
• Naeem Shaikh, Nadeem Sibtain e outros delegados também falaram na ocasião, fizeram suas contribuições e apresentaram suas sugestões.
• Uma resolução de 12 pontos foi apresentada aos participantes/delegados do Congresso para aprovação, exigindo
1) Todos os trabalhadores/empregados devem receber pelo menos 50.000 rúpias por mês, mas, infelizmente, eles não estão recebendo nem mesmo o pagamento anunciado oficialmente, ou seja, 35.000 rúpias, o que é um ato condenável e uma ofensa criminal por parte dos capitalistas e proprietários.
2) Pessoas transgêneras devem ser tratadas como seres humanos e os mesmos direitos devem ser permitidos/concedidos a elas.
3) A conversão forçada de meninas menores de idade de outras religiões deve ser abandonada/interrompida e a libertação/recuperação segura da menina hindu Pria Kumari, de 7 anos de idade, deve ser garantida e os kinapees podem assumir a tarefa.
4) As pessoas devem ter todos os direitos básicos, incluindo saúde, educação e liberdade de expressão.
5) A lei de difamação pode ser eliminada e a resolução objetiva pode ser excluída da constituição.
6) Todas as pessoas desaparecidas podem ser libertadas sem mais delongas e a opressão estatal pode ser interrompida.
7) Os camponeses e produtores devem receber o pagamento anunciado pelo Estado, ou seja, 3900 rúpias por 40 kg de trigo, e não devem ser deixados em estado de tristeza pelo setor privado e pelos saqueadores.
8) Todas as guerras, inclusive as guerras entre Rússia e Ucrânia e entre Israel e Hamas, devem ser interrompidas para que as pessoas vivam em uma atmosfera pacífica.
9) O papel do establishment e do exército no Paquistão pode ser encerrado na formação de governantes/classe dominante. Até mesmo nós não achamos que haja muita necessidade de agências de aplicação da lei.
10) O aquecimento global, que é uma produção da classe capitalista, pode ser superado para o bem da humanidade e a provisão de um ambiente melhor pode ser declarada um direito básico de todos os seres humanos e da mãe terra.
11) Necessidades básicas iguais, incluindo saúde e educação, devem ser asseguradas em todos os lugares, incluindo cidades e vilarejos.
12) Para desenvolver a agricultura e a industrialização, todas as medidas devem ser tomadas e o controle deve ser dado aos camponeses e trabalhadores.
Por fim, foram levantadas as palavras de ordem Viva La Revolution e Viva La Commune.
pelo camarada Lewan
Fonte: https://asf-iwa.org.au/wsf-hold-1st-congress-in-karachi/
Tradução > Contrafatual
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Na tarde chuvosa,
Sozinho, despreocupado,
Um pardal molhado
Edson Kenji Iura
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!