[Belo Horizonte-MG] “O capital mata, destrua o G20”

No dia 27 de maio de 2024 ocorreu a abertura do GT de Transição Energética do G20 na cidade de Belo Horizonte. O Estado tem sido parceiro das grandes empresas exploradoras e destruidoras da nossa natureza, responsável por um dos maiores desastres ambientais do país.

Por isso, anticapitalistas, anarquistas e autonomistas protestaram em frente ao Minascentro, onde foi realizado o evento, levando um boneco da morte, faixas que diziam “O CAPITAL MATA, DESTRUA O G20” e “G20, BEM VINDO AO INFERNO DE LAMA”. Além disso o grupo jogou lama na porta do evento fazendo com que os participantes sujassem seus pés e lembrassem das catástrofes recentes de Belo Monte, Mariana, Brumadinho e do Rio Grande do Sul. Vários gritos e cânticos foram entoados como “Fora G20!”, “Morte aos Ricos e ao Estado!”, “E vai virar um inferno (vai virar), povo do gueto mantou avisar!”, “Não Há Futuro (com o G20!), Não Há Futuro (com o Capital!), Não Há Futuro (com o Estado!”.

Pela manhã protestaram também integrantes do Comitê Mineiro Indígena e trabalhadores do setor de energia solar.

O G20 é um grupo composto pelas 20 maiores economias do mundo, incluindo ministros da economia e chefes de bancos centrais, que se reúnem periodicamente para decidir os rumos da economia global. Isto é, para decidirem as melhores maneiras para que o capitalismo continue sua expansão e exploração.

Durante as décadas de 1990 e 2000, o movimento antiglobalização, formado por diversos grupos e coletivos anticapitalistas, protestava contra esses encontros e suas políticas nefastas. Esses grupos utilizavam essas ocasiões para criar uma agenda própria, organizando-se, debatendo, manifestando-se e mostrando que é possível lutar por uma outra vida.

Com a realização de um grande encontro do G20 no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro e com vários Grupos de Trabalho acontecendo em diversas cidades do país, acreditamos que essa é uma ótima oportunidade para os grupos autônomos e radicais juntarem-se, discutirem e partir para ação enquanto grande parte da esquerda está mais preocupada com as eleições!

Em Teresina, na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente ao Centro de Convenções, onde ocorreu uma reunião do G20 com delegações de 27 países, o Sindicato do Urbanitários do Piauí fez um protesto contra a privatização de serviços de abastecimento de água na cidade.

Não fique esperando, organize-se! 

Nos vemos no Rio de Janeiro em Novembro!

Vídeo: https://x.com/frenteantifabh/status/1795204228387881286?t=Wow_pKFP4cYulF8orkQj3g&s=19

Fonte: https://www.instagram.com/frenteantifabh?igsh=MTQxdzlqank1aHp4Zg==

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/02/02/rio-de-janeiro-rj-combater-o-g20-uma-necessidade-da-luta-contra-a-dominacao/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/12/02/uruguai-manifestantes-contra-cupula-do-g20-provocam-disturbios-em-montevideu/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/07/08/alemanha-carros-sao-incendiados-durante-protesto-contra-o-g20-em-hamburgo/

agência de notícias anarquistas-ana

sol e margaridas
conversa clara
na janela da sala

Alonso Alvarez

Leave a Reply