[Canadá] A livraria anarquista l’Insoumise comemora seu 20º aniversário

O bulevar Saint-Laurent, 2033-2035, é há muito tempo um espaço vital para o anarquismo em Montreal (Tiohtià:ke/Mooniyang). Em 1982, ativistas libertários fundaram a Association des espèces d’espaces libres et imaginaires (AEELI) para colocar as mãos no prédio que hoje abriga três projetos anarquistas: o espaço social autogerido feminista e queer Les Révoltes, a biblioteca DIRA e a livraria Insoumise. O objetivo da AEELI era ajudar a disseminar ideias libertárias, especialmente por meio do desenvolvimento de uma livraria anarquista. Quando foi fundada, a associação era responsável pela livraria l’Alternative, que foi inaugurada em 1977. Nos últimos vinte anos, a livraria Insoumise assumiu o controle. Fundada em 2004, a l’Insoumise está aberta ao público seis dias por semana.

Esse projeto de disseminação de ideias libertárias de todos os tipos está comemorando seu 20º aniversário este ano. Para marcar a ocasião, a l’Insoumise está abrindo as portas de todos os três andares do edifício nos dias 23 e 24 de novembro. A livraria espera que as comunidades que frequentam esse edifício anarquista estejam presentes nas comemorações de seu 20º aniversário. Todos os anos, muitas pessoas curiosas visitam a livraria e a biblioteca no boulevard Saint-Laurent, 2033-2035. E os grupos de ativistas aproveitam ao máximo o espaço.

Vamos celebrar esse lugar de vida, de alegria, de raiva, de tramoia, de organização, de debate e de compartilhamento de conhecimento.

Um brinde à existência contínua do espaço anarquista mais antigo de Montreal! (🏴 desde 1977)

Fonte: https://mtlcontreinfo.org/la-librairie-anarchiste-linsoumise-fete-ses-20-ans/

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/07/25/canada-o-livro-sempre-sera-um-dos-melhores-companheiros-que-se-encontre/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2011/07/06/canada-%e2%80%9cdira%e2%80%9d-uma-biblioteca-anarquista-em-montreal/

agência de notícias anarquistas-ana

o tempo ainda não passou
canta no galho mais alto
o sabiá-laranjeira

João Angelo Salvadori