[Canadá] “DIRA”, uma biblioteca anarquista em Montreal

DIRA é um local em Montreal de difusão para as idéias anarquistas e alternativas àquelas veiculadas pela mídia de massa e a classe dominante. Na DIRA, você pode tomar emprestadas ou consultar as centenas de livros, jornais, zines, documentos arquivados, etc. “Nós temos uma estrutura de funcionamento não-hierárquica, igualitária e anti-autoritária e difundimos a informação gratuitamente para que ela seja acessível à todos e todas: porque as idéias não se vendem, se compartilham”, informam.

O que é a DIRA?

A biblioteca DIRA (Documentação, Informação, Referências e Arquivos) é um coletivo libertário situado em Montreal. Nosso projeto tem por objetivo adquirir e difundir gratuitamente documentos relativos ao movimento libertário daqui e de alhures, abarcando inclusive outros temas.

No início, a biblioteca era um projeto de um organismo sem fins lucrativos: “o X”. Esse organismo situado na rua Sainte-Catherine Leste, era um centro cultural para os jovens de rua a partir de meios alternativos e de contra-cultura. Encontramos ali uma sala de espetáculo onde havia lugar para concertos, assembléias públicas e exposições, um ateliê de costura e a biblioteca DIRA.

Em 2003, o prédio é retomado pela UQAM e “o X” é expulso. As benevolências da DIRA eram então dar continuidade ao projeto da biblioteca e de lhe dar uma orientação claramente libertária. O projeto sofreu duas mudanças de lugar, para finalmente se estabelecer no terceiro andar do 2035, do Boulevard Saint-Laurent, no seio do edifício autogestionado da “Associação dos Numerários dos Espaços Livres e Imaginários” (AEELI). Ela ainda se encontra lá até hoje.

O DIRA foi membro da Convergência das Lutas Anti-Capitalistas (CLAC) até a dissolução dela. Nós participamos de muitas atividades da CLAC e de outras organizações libertárias daqui. Em 2005, nós enviamos uma delegação ao congresso do CIRA-Marseille, na França, e aderimos a Federação Internacional dos Centros de Estudo e Documentação Anarquista (FICEDL).

Logo após nossa mudança para o 2035 Saint-Laurent em 2004, o DIRA aderiu à “Associação dos Numerários dos Espaços Livres e Imaginários” (AEELI) e somos membros dela desde então. Essa associação é composta por diversos grupos e indivíduos libertários que gerem o edifício no boulevard Saint-Laurent. Nesse mesmo edifício se encontra também a livraria anarquista “A Insubmissa”.

A biblioteca

Para a biblioteca, nós nos esforçamos em adquirir livros e de colocá-los à disposição para empréstimo ou consulta no local. Nós desejamos com isso permitir a quem quer que seja o acesso gratuito aos livros existentes lá, entre outros, sobre o anarquismo e que na maioria dos casos, não são encontráveis nas bibliotecas públicas. Nosso sistema de empréstimo é dos mais simples. São o/as usuário/as que fixam ele/as mesmos/as as condições de empréstimo e isso sem custos. Nós temos por princípio nos basear na confiança e na responsabilidade do/as usuário/as. Para os casos nos quais os livros foram perdidos ou bastante danificados, nós oferecemos a escolha do/das usuário/as que perderam/danificaram de reembolsar o livro ou de nos dar um outro livro de conteúdo equivalente.

Nós possuímos em torno de 2.000 obras das quais a grande maioria são de língua francesa e inglesa. Nós temos também alguns em língua espanhola, portuguesa, italiana, e grega. Nossa coleção contém muitas obras sobre o anarquismo, mas também de sociologia, de história, de meio ambiente, de feminismo além de romances e obras literárias.

Os livros que nós temos provém de indivíduos, de grupos e de editores. Também, se você tiver livros ou cadernos que você não precisa mais ou aqueles livros que você gostaria de dar uma segunda vida, DIRA ficará contente em os adotar.

O centro de arquivos

Com o centro de arquivos, nós nos esforçamos em acumular e em pôr acessível à consulta todos os documentos produzidos pelos libertários vivos ou que viveram no Québec. Nós nos limitamos aqui à acumular unicamente os documentos do Québec por razões práticas. Hoje, nós temos completas muitas coleções e acumulamos alguns fundos de arquivos de militantes e de organizações daqui. Nós tratamos os arquivos e documentos que nós temos segundo os métodos e normas utilizados no meio arquivista quebequense.

Nós estamos em contínua pesquisa de fundos de arquivos e de documentos de toda sorte produzidos por grupos e indivíduos a partir do movimento libertário local. Nosso objetivo é o de proteger do esquecimento os documentos que testemunha a presença e a educação dos libertários em Québec e lhes por à disposição de consulta. Se o projeto lhe interessa e você tenha documentos à doar, nos dará prazer combinar isso com você.

A quem se dirige o DIRA

A todo mundo; nós nos dirigimos mais especificamente aos grupos e militantes anarquistas, mas também ao grande público. Nós recebemos regularmente visita de curiosos, de estudantes e de pesquisadores que vêm nos procurar para consultar nossos documentos e colocar questões. Alguns vêm também para fazer reuniões ou aqui organizar eventos.

Para nós, o objetivo é o de fazer sair o anarquismo da sombra e dos preconceitos correntes que fazem apegar ao pensamento e ao movimento libertário. E o melhor meio – para nós – e colocar o anarquismo mais acessível.

Financiamento

Como muitos grupos, nós estamos continuamente em busca de dinheiro para manter a biblioteca. Nossas fontes de financiamento provém principalmente de apoios de organizações libertárias ou amigo/as, bem como de associações de estudantes e de militantes. Às vezes organizamos noites beneficentes que servem para divulgar a biblioteca e também recolher fundos. Há algum tempo produzimos uma agenda, que vendemos. O dinheiro recolhido serve essencialmente ao pagamento do aluguel de nosso local, telefone e a conexão de internet.

Como apoiar financeiramente o DIRA

Se você quer nos dar uma mão, há muitas maneiras de fazê-lo. Você pode obviamente nos conceder ajuda em espécie, mas você também pode nos doar livros ou qualquer documento que possa ser pertinente ao nosso projeto.

E você também pode participar. Nós somos um coletivo aberto e nós estamos sempre prontos à acolher novos membros ao seio do coletivo.

O conhecimento não se vende: se partilha

Contato: dira@riseup.net

Endereço: 2035 boulevarde Saint-Laurent, H2X 2T3 Montreal, Canadá

Tradução > Tio TAZ