A protagonista deste comic, Lola, está investigando sobre a repressão no regime franquista. Isto a leva a vivenciar a crônica de um crime histórico não resolvido, a dialogar com os milhares de mortos esquecidos em nossas valas e refletir sobre os perigos políticos e sociais de nossa desmemória coletiva.
Esta é a viagem de Lola contra o fascismo. Em sua viagem, Lola visita levantamentos de fossas comuns escutando os familiares, arqueólogos e ativistas. Acompanha-se de pessoas que lhe mostram lugares de homenagem à ditadura, alguns de tamanho monumental.
Junto a outras pessoas, Lola reflete e discute sobre a necessidade de despedir-se dos mortos, sobre o cordão umbilical que deve existir entre a vida e a morte. E também descobre o que esconde sua família, sua parte mais próxima do esquecimento coletivo.
Distribuidoras:
Traficantes de sueños : https://traficantes.net/libros/sin-olvido
Virus: https://viruseditorial.net/libreria/sin-olvido/
Cambalache: https://www.localcambalache.org/?page_id=38&id_libro=20271
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Seus cachos de seda
são borboletas douradas
brincando na brisa.
Humberto del Maestro
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…