[Espanha] Centenas de manifestantes exigem ao Governo de coalizão a libertação dos ‘6 de Zaragoza’

Centenas de manifestantes participaram neste sábado (12/04) do protesto convocado na capital aragonesa para exigir a libertação dos ‘6 de Zaragoza’, apelido dado aos jovens antifascistas condenados à prisão pelos distúrbios ocorridos em janeiro de 2017 nos arredores do campus San Francisco, durante uma manifestação contra a realização de um comício do partido Vox [partido de extrema direita].

A poucos dias do primeiro aniversário da prisão de vários dos condenados — cuja presença no protesto de 2019 nunca foi negada, embora tenham negado participação nos atos que levaram às suas detenções —, a plataforma organizou uma manifestação pelo centro de Zaragoza. A marcha começou na Glorieta Sasera e percorreu o Paseo de la Independencia e a rua Alfonso, entoando palavras de ordem contra o Governo central e exigindo a libertação e o indulto dos encarcerados. O ato terminou na Plaza del Pilar, em frente à Delegação do Governo, onde houve diversas intervenções e a leitura de um manifesto.

O porta-voz da plataforma, Pablo Rochela, acusou a Polícia de ter detido “aleatoriamente” os seis jovens horas após os confrontos; ao Judiciário, por tê-los condenado com penas máximas “sem provas”; e ao Governo, “que não demonstra vontade política apesar de ter a capacidade e a obrigação de libertá-los, e que segue sem eliminar as leis que permitem que novos casos como esse ocorram”. “O único fato comprovado no julgamento é que os condenados participaram de uma manifestação, por isso estamos falando de presos políticos”, afirmou.

Rochela lembrou que a plataforma continua sem resposta ao pedido de indulto enviado ao Ministério da Justiça, que conta com o apoio de mais de 10 mil assinaturas de pessoas e organizações. Ele responsabilizou o Governo de coalizão, especialmente Pedro Sánchez, Yolanda Díaz e a ministra aragonesa Pilar Alegría, “por cada um dos dias que esses jovens passaram na prisão”. Essa responsabilidade, segundo ele, também recai “sobre todos os deputados e deputadas que sustentam o Governo, pois devem forçar a libertação, caso contrário serão cúmplices dessa injustiça”, concluiu.

Os quatro detidos maiores de idade foram condenados pela Audiência Provincial de Zaragoza a seis anos de prisão cada. Posteriormente, o Tribunal Superior de Justiça de Aragão aumentou as penas para sete anos, mas o Supremo Tribunal reduziu para 4 anos e 9 meses. Já os outros dois jovens, menores de idade, foram punidos com multa e um ano de liberdade assistida.

Na coletiva de imprensa da última quinta-feira, outra porta-voz da plataforma, Olga Belenguer, relatou o sofrimento que as famílias têm enfrentado com o caso, tanto emocional quanto financeiramente, devido ao “enorme custo da prisão, além das multas, que uma família da classe trabalhadora mal consegue sustentar”. Nesse sentido, ela mencionou o estado delicado da saúde mental de Imad, um dos jovens encarcerados. Belenguer informou que existe um laudo pericial sobre sua situação psiquiátrica e que os advogados da plataforma solicitaram o regime semiaberto (terceiro grau), para que ele possa receber tratamento específico fora da prisão. No entanto, “as instituições penitenciárias têm recusado sistematicamente, o que demonstra uma alarmante falta de sensibilidade e de humanidade”, criticou.

Fonte: https://www.elconfidencial.com/espana/2025-04-12/cientos-de-manifestantes-exigen-al-gobierno-de-coalicion-que-ponga-en-libertad-a-los-6-de-zaragoza_4108201/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/02/espanha-marcha-ate-a-prisao-de-zuera-protesto-e-muito-mais/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/01/espanha-700-metros-de-solidariedade-com-os-seis-antifascistas-de-zaragoza/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/04/04/espanha-pela-liberdade-dos-6-de-zaragoza/

agência de notícias anarquistas-ana

Pelo pé se sabe –
Primeira manhã de outono
Na varanda limpa.

Matsue Shigeyori

Leave a Reply