[Europa] Ações de solidariedade com Maja T, antifascista em greve de fome

Pai de ativista caminha até Berlim com 100.000 assinaturas para “exigir justiça por sua criança” presa em Budapeste
 
~ Alisa-Ece Tohumcu ~
 
Nos últimos dias, ações de solidariedade vêm sendo realizadas em apoio a Maja T, ativista antifascista não-binárie e uma das pessoas acusadas no caso de Budapeste. Maja, em greve de fome desde 5 de junho, foi transferide na terça-feira para um hospital prisional próximo à fronteira com a Romênia, em estado crítico. Segundo familiares, elu perdeu cerca de doze quilos.
 
Sua extradição da Alemanha para a Hungria, em 2024, foi considerada ilegal pelo Tribunal Constitucional Federal em abril. Ainda assim, Maja permanece em prisão preventiva sob o que apoiadores denunciam como “tortura branca”: isolamento total, vigilância 24 horas, negação da terapia hormonal e comunicação extremamente limitada.
 
Houve manifestações em Berlim, Dresden, Viena, Düsseldorf, Jena e outras cidades. No dia 25 de junho, integrantes da rede de apoio Free Maja interromperam uma sessão do Parlamento Estadual da Saxônia, exigindo que o Ministro-Presidente Michael Kretschmer (CDU) acatasse a decisão judicial. Kretschmer desdenhou do protesto, afirmando que suas políticas são “para a classe média”.
 
Nos dias 1º e 2 de julho, manifestações barulhentas ocorreram diariamente diante da Chancelaria Estadual da Saxônia. “Continuaremos até que Maja esteja de volta conosco”, declarou o Comitê de Solidariedade Antifascista de Dresden. Ativistas responsabilizam o governo de Kretschmer por viabilizar a extradição e manter laços com o partido governista Fidesz da Hungria.
 
Maja é une dentre vários antifascistas acusades de envolvimento num ataque ao evento “Dia da Honra” de fevereiro de 2023 em Budapeste, uma reunião anual de grupos neonazistas. Elu foi prese em Berlim em dezembro de 2023 e extradade em julho seguinte, antes do término de sua apelação judicial, o que, segundo críticas, viola tanto os padrões constitucionais alemães quanto a Convenção Europeia de Direitos Humanos.
 
Wolfram Jarosch, pai de Maja, iniciou uma caminhada de mais de 300 quilômetros, de Jena até Berlim. Ele leva consigo uma petição com 100.000 assinaturas exigindo a intervenção do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. “Cada dia na prisão representa um risco para a vida da minha criança”, afirmou. “A inação política coloca Maja em perigo direto.”
 
Em Schwelm, ativistas danificaram uma agência do Deutsche Bank no dia 22 de junho, citando o envolvimento da instituição no financiamento da indústria bélica global. Em 2 de julho, militantes picharam a sede do partido CDU em Hamburgo, responsabilizando-o pela detenção de Maja. “Não descansaremos até que Maja esteja de volta conosco”, escreveram.
 
As próprias palavras de Maja, divulgadas em uma carta contrabandeada, têm sido amplamente citadas: “A solidariedade me dá forças para continuar lutando, não apenas por melhores condições nas prisões da Hungria, mas pela liberdade de todos os presos políticos”. Estão previstas novas manifestações e encontros de organização, incluindo um evento público em Dresden no dia 7 de julho.
 
Fonte: https://freedomnews.org.uk/2025/07/03/solidarity-actions-with-hunger-striking-antifascist-maja-t/  
 
Tradução > Contrafatual
 
Conteúdos relacionados:
 
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/07/03/hungria-a-antifascista-maja-esta-hospitalizada-esta-em-greve-de-fome-ha-um-mes-contra-sua-prisao/
 
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/06/09/hungria-maja-esta-em-greve-de-fome/
 
agência de notícias anarquistas-ana
 
O espelho d’água
Reflete em múltiplos tons
O voo da libélula.
 
João de Deus Souto Filho

Leave a Reply