
Somos o Aufstände der Allmende (“Levantes dos Comuns”), um novo coletivo do movimento ecossocial na parte germanófona da Suíça. Nossa proposta é abordar as lutas locais em torno da terra e da água, ampliando-as com uma perspectiva sistêmica. Para isso, recorremos ao conceito dos comuns: aquilo que pertence a todos nós e que possibilita um planeta digno de se viver. Para nós, os comuns estão no centro de um mundo futuro de solidariedade – um mundo sem sistemas opressivos e exploratórios como o capitalismo, o colonialismo ou o patriarcado. Nesta primeira temporada, na primavera/verão, estamos nos unindo a outras partes do movimento ecossocial para nos opor à apropriação de terras pela indústria automobilística.
Queremos que a terra seja tratada com solidariedade e cuidado, com o bem-estar de todos os seres e nossos meios de vida no centro.
Mas a indústria automobilística e seus aliados no parlamento e no governo declararam guerra aos comuns. Diversos setores do movimento impediram um grande projeto de rodovia nas urnas no ano passado. No entanto, a indústria automobilística e seus aliados não se importam com essa decisão: empresários, políticos e os ricos continuam a avançar com a construção de estradas, destruindo ativamente nossos meios de subsistência – através da crise climática, da extinção de espécies e do roubo de terras.
Estamos lutando por um uso coletivo da terra e por uma mobilidade acessível para todos! Porque juntos somos a vida se defendendo. Dizemos: Nem mais um metro de estrada! Por isso, pela desmilitarização da indústria automobilística e por uma abordagem cuidadosa dos nossos meios de vida, consideramos legítimos todos os meios de luta.
Por isso, nós, do Aufstände der Allmende, estamos convocando uma “temporada” de protestos criativos contra a apropriação de terras pela indústria automobilística. Isso pode incluir todos os tipos de ações: seja um banner pendurado, um debate público, um concerto, um ato clandestino de desarmamento, uma manifestação ou algo completamente diferente.
O Aufstände der Allmende oferece apoio com comunicação e trabalho de imprensa e, mediante solicitação e conforme a capacidade, com trabalho anti repressão e planejamento de ações. Claro, também ficamos felizes quando recebemos relatos de ações como uma surpresa!
Vamos desarmar a indústria automobilística e lutar por espaços que possamos moldar de forma solidária como comuns. Juntos somos a vida se defendendo!
Você encontra o consenso de ação e mais informações sobre o chamado à ação em nosso site: aufstaendederallmende.org
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
Um verde cobertor
todo trançado de relva
aquece a terra.
Delza Faldini
entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br
Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!
Obrigado pela traduçao
Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…
A carta não ta disponível