
O réu no “Caso dos adolescentes de Kansk”, Nikita Uvarov, completa 20 anos.
O grupo de apoio lembra que ele e outros jovens foram detidos no verão de 2020 em Kansk, uma cidade em Krai de Krasnoyarsk, por publicarem panfletos em apoio a presos políticos e criticarem o Estado. Um dos panfletos foi colado no prédio do FSB [Serviço Federal de Segurança da Rússia] — provavelmente foi isso que irritou os agentes de segurança. Usando pressão, ameaças e manipulação, as forças de segurança obtiveram acesso aos telefones dos jovens, bem como aos depoimentos de todos os detidos, exceto Nikita Uvarov. Esse depoimento logo formou a base do caso de “terrorismo”.
Em fevereiro de 2022, uma corte de três juízes proferiu um veredito: 5 anos de prisão para Nikita Uvarov e pena suspensa para os outros jovens. Desde então, Nikita esteve em um centro de detenção preventiva, uma colônia penal, um hospital prisional e uma colônia penal de regime geral para adultos. Ele comemora seu 20º aniversário no IK-31 de Krasnoyarsk, que tem má reputação. Lá, Nikita foi colocado em uma cela de castigo. Para defender seus direitos, o preso político fez greve de fome.
“Nikita não tem recebido muitas cartas ultimamente”, comenta seu grupo de apoio. “Não sabemos se é por causa da censura ou se as pessoas realmente começaram a escrever menos. Mas todos nós podemos escrever para Nikita.”
Parabenize Nikita Uvarov pelo seu aniversário! Escreva uma carta ou envie um cartão-postal. Nikita certamente tem uma alma forte e demonstra coragem, da qual pessoas mais velhas e com mais experiência de vida nem sempre podem se gabar. Ao mesmo tempo, o apoio de fora das prisões é um dos fatores que lhe permite não desanimar, acreditar nos ideais de uma sociedade livre e continuar a luta. Suas cartas, como mãos que cooperam, ajudam a atravessar a escuridão do sistema penitenciário, apesar da pressão da administração e do seu desejo de transformar prisioneiros em corpos obedientes.
O projeto Luzes da Liberdade relata que, antes de sua prisão, Nikita estudava as obras de Pyotr Kropotkin, ouvia as músicas de Yegor Letov, aprendeu a tocar violão e sonhava em ingressar na faculdade de jornalismo. Na prisão, ele não perde o ânimo, dedica-se à autoeducação, estuda montagem de produtos plásticos e lê livros sobre jornalismo. Já em cativeiro, decidiu se tornar vegetariano.
Endereço para cartas e cartões postais: 660111, Rússia, Krasnoyarsk, Rua Krazovskaya, 10, IK-31, Uvarov Nikita Andreevich, nascido em 17/08/2005.
Fonte: https://avtonom.org/news/17-avgusta-den-rozhdeniya-politzaklyuchyonnogo-anarhista-nikity-uvarova
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/02/18/russia-adolescente-recebe-cinco-anos-de-prisao-por-panfletos-e-bate-papo-no-minecraft/
agência de notícias anarquistas-ana
Revolução é
o verme teimoso que vira
a terra do adubo.
Liberto Herrera
Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!
segue a página: https://urupia.wordpress.com/
Como ter contato com a comuna?
entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br
Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!