[Rússia] Adolescente recebe cinco anos de prisão por panfletos e bate-papo no Minecraft

Em 10 de fevereiro, um tribunal militar condenou três ativistas de 16 anos de Kansk no Krasnoyarsk Krai, no sul da Rússia. Nikita Uvarov, que foi nomeado líder do grupo durante a investigação, foi condenado a cinco anos de prisão e multado em 30.000 rublos (cerca de £287). Dois outros réus (Denis Mikhailenko e Bohdan Andreyev) foram absolvidos porque, segundo os advogados, cooperaram com os investigadores. As alegações foram baseadas em seções sobre terrorismo (produção de explosivos e treinamento em atos terroristas).

Os meninos foram presos no verão de 2020, quando tinham 14 anos, depois que panfletos criticando o governo e em apoio a presos políticos apareceram em Kanska, inclusive no prédio do Serviço Federal de Segurança (FSB). Os panfletos nomeavam anarquistas e antifascistas condenados nos casos Network e Azata Miftachov.

A polícia usou a conversa dos meninos nas redes sociais como evidência para suas alegações de “treinamento de terrorismo”, onde eles discutiram anarquismo ou os “disparos” do prédio do FSB enquanto jogavam Minecraft juntos. Além disso, o chefe do FSB, Alexander Bortnikov, declarou em junho de 2021 que os terroristas estavam recrutando jovens em centros de jogos online e criando “situações de ataques terroristas no jogo”.

Nikita Uvarov negou as acusações, enquanto os outros dois confessaram e testemunharam contra Uvarov, mas depois retiraram suas declarações. Uvarov passou 11 meses sob custódia e completou seu ano letivo após sua libertação em maio de 2021. Mikhailovko ficou sob custódia por cerca de dez meses, enquanto Andreyev foi colocado em prisão domiciliar. A partir de agosto de 2021, ambos foram banidos de atividades específicas relacionadas. Andreyev foi autorizado a usar a internet e ir à escola, enquanto Mikhailovko continuou a ser proibido de entrar online.

Em seus comentários finais no tribunal, Nikita Uvarov disse que, se fosse condenado à prisão, cumpriria sua sentença “com a consciência limpa e com dignidade”.

“Vou ficar calmo porque nunca ensinei nada de ruim aos meus amigos, não era o líder deles, éramos iguais e apenas nos tornamos amigos. Não testemunhei contra ninguém… não planejei assassinar ninguém, não sou terrorista… gostaria de terminar a escola e ir para algum lugar distante”, disse.

Nikita Uvarov pode ser apoiado da seguinte forma:

– Bitcoin: bc1qdpffwd9rwghfsr497fm0mf60jyf5exvsm27q7a

– Ethereum: 0x56CD03309E0607105F15bA3cd9896B010e0c1689

– O dinheiro também pode ser enviado via ABC-Moscou, informando o nome do condenado, ou todo o caso – “Caso Kansk”.

– Paypal: abc-msk@riseup.net

– YooMoney: 410011258065987

Fonte: https://freedomnews.org.uk/2022/02/13/russia-teenager-gets-five-years-for-flyers-and-minecraft-chat/

Tradução > GTR@Leibowitz__

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/06/01/russia-noticias-da-cruz-negra-anarquista-moscou/

agência de notícias anarquistas-ana

capulhos na pereira
e uma mulher à luz da luz
lendo uma carta

Buson