No sábado, 10 de outubro, realizou-se em Lorenzo Arenas, a “2ª Cena Anarquista, por uma sociedade ecológica”, atividade na qual o Grupo Anarquista Novena Ola, através de sua editora, apresentou sua mais recente edição: “Ecología Social, apuntes desde un anarquismo verde”. O livro, cujo autor é o teórico de ação Murray Bookchin (EUA, 1921-2006), aposta por restituir a relação da humanidade com a natureza, partindo pela mudança na ordem hierárquica imposta à sociedade e que afeta o meio ambiente através da ideia de “dominar” a natureza.
Na jornada, expuseram dois convidados: Filo, da seção ambiental do Periódico Resumen, que comentou o livro e fez um percurso pelos principais problemas ambientais da região do Bío-Bío; e Rubén, do CAEL (Centro Agroecológico de Longaví), que compartilhou com o público participante o interessante trabalho camponês que faz alguns anos em dita localidade e que se baseia em uma nova forma de relacionar-se com a terra e a produção de alimentos desde os princípios da agroecologia.
A jornada foi acompanhada por um delicioso menu naturista, que deu passagem ao debate sobre as diversas problemáticas ambientais que nos impõe o capitalismo. Esperamos a multiplicação deste tipo de atividades, que buscam a difusão de uma práxis ecológica antagônica ao poder e a superação do atual sistema.
O livro está disponível na Librería Jota Libros, diagonal P.A. Cerda # 1265, Concepción. Para envios a outros pontos da galáxia, escrever ao correio: novenaola@riseup.net
Fonte e mais fotos:
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Cinco lobos correm
em noite de lua cheia.
— Uivos na floresta —
Tânia Souza

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!