Barricadas no meio das ruas, coquetéis molotov, polícia e manifestantes correndo de um lugar para outro, gás lacrimogêneo e sirenes sem fim. Nápoles tornou-se na tarde deste sábado (11/03) um campo de batalha, depois que degenerou em distúrbios uma manifestação antifascista que diversos grupos da cidade chamaram para protestar contra a presença no município de Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita Liga Norte.
Inicialmente a manifestação ocorreu de formas tranquila, com cerca de duas mil pessoas protestando contra Matteo Salvini, carregando faixas contra o fascismo e gritando lemas, como “Salvini, racista”, “Nápoles não te quer”, “Não passarão”.
No entanto, por volta das 17 horas o panorama mudou. Confrontos eclodiram entre manifestantes e policiais. Alguns ativistas mascarados enfrentaram abertamente as forças de segurança, com coquetéis molotov, pedras e outros objetos, as autoridades responderam com canhões de água e gás lacrimogêneo. Várias viaturas foram danificadas.
Salvini visitou Nápoles para participar de um comício político e culpou a prefeitura pelos confrontos, por ter autorizado o protesto popular.
A Liga Norte é um partido que em 1991 defendia a independência do norte da Itália. Hoje em dia, assume-se como sendo um partido conservador, antiglobalização, eurocético e anti-imigração.
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
Gatinha meiga
ao passar da mão
seu corpo se ajeita
Eugénia Tabosa
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata