Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Maio / 11 / [Espanha] Lançamento: “Fogo Queer: Brigada George Jackson e Homens contra o Sexismo”

[Espanha] Lançamento: “Fogo Queer: Brigada George Jackson e Homens contra o Sexismo”

By A.N.A. on 11 de Maio de 2017

espanha-lancamento-fogo-queer-brigada-george-jac-1

Em 1971 morria assassinado pelas mãos dos seus carcereiros George Jackson, preso político do Partido Pantera Negra. O seu espírito foi recolhido, anos mais tarde, por um grupo heterogêneo de militantes da cidade de Seattle (Washington). A Brigada George Jackson conectou anarquistas, comunistas, maricas, fufas, heterossexuais, gente negra, branca e de ascendência nativa. A sua origem de classe muito baixa, com as habituais entradas e saídas das cadeias e a cotidiana repressão policial e social, era um dos seus pontos de união. O seu c ompromisso por atacar as instituições do Estado e destruir tudo aquilo que os oprimia de várias e múltiplas formas, foi o que os tornou um dos grupos armados dos Estados Unidos da conturbada década de 70.

A presente edição rompe com anos de desconhecimento sobre a história da Brigada, relegada ante o protagonismo que outros bandos armados como a Weather Underground ou o Exército Simbiótico de Liberação tiveram nessa época. A mistura das suas opressões com abordagens anticapitalistas e, uma vez na prisão, inserindo-as dentro da luta contra a cadeia, transformou-os num dos coletivos mais genuínos e explosivos das últimas décadas da história na luta contra o sistema.

Nos dias de hoje a maioria dos seus integrantes estão vivos e participam em coletivos anticapitalistas e antiprisões, procurando manter viva a memória da Brigada e a luta que tiveram mediante conversas, entrevistas e escritos, alguns dos quais vêm incluídos neste livro. Estamos perante uma ferramenta útil de inter-seccionalização de lutas numa época em que, quarenta anos depois, seguimos suportando um sistema racista, machista, sexista, heterocentrado, classista e autoritário, para cujo combate a inter-secç&atil de;o entre opressões continua sendo de vital importância.

“Vou dizer-te o que éramos: éramos uns vagabundos maricas”. Ed Mead.

Fuego Queer: Historia de la “Brigada George Jackson” y del colectivo gay anticarcelario “Hombres contra el Sexismo” (1975-1978), Ed Mead. Rita “Bo” Brown.

164 págs. Rústica 17×12 cm,

5 euros

ISBN: 978-84-617-7123-3

editorialimperdible.wordpress.com

Tradução > Joana Caetano

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/08/31/espanha-lancamento-acao-travesti-revolucionaria-na-rua-sobrevivencia-revolta-e-luta-trans-antagonista/

agência de notícias anarquistas-ana

a chuva cai forte
e os ruídos que sobem
corroem meus olvidos

Thiago de Melo Barbosa

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Espanha, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Ilan Shalif em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…

  2. Sara em Frank Fernández (1932–2026). Historiador do anarquismo cubano, militante libertário e intelectual no exílio2 de Fevereiro de 2026

    Que a terra lhe seja leve, compa!

  3. Sara em Para Além da Exploração: Saúde, Liberdade e Ação Direta no Novo Ano2 de Fevereiro de 2026

    Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!

  4. Marcelo em [Canadá] Ativistas roubam US$ 3.000 em alimentos de um supermercado para redistribuí-los gratuitamente26 de Dezembro de 2025

    Perfeito....

  5. Sílvia em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado17 de Dezembro de 2025

    Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários