Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2017 / Junho / 06 / [Alemanha] Antigo guarda de Auschwitz morre aos 95 anos

[Alemanha] Antigo guarda de Auschwitz morre aos 95 anos

By A.N.A. on 6 de Junho de 2017

alemanha-antigo-guarda-de-auschwitz-morre-aos-95-1

 

Hanning foi condenado em junho de 2016 a cinco anos de prisão, mas não chegou a cumprir pena porque aguardava o resultado do recurso que interpôs

Reinhold Hanning, um antigo sargento das SS condenado em 2016 por 170.000 crimes de cumplicidade em homicídio enquanto guarda do campo de concentração nazi de Auschwitz, morreu na terça-feira (30/05) com 95 anos, anunciou seu advogado.

Andreas Scharmer, o advogado, não deu quaisquer pormenores além da data da morte.

Hanning foi condenado em junho de 2016 a cinco anos de prisão, mas não chegou a cumprir pena porque aguardava o resultado do recurso que interpôs.

Embora não haja provas de que tenha participado diretamente em qualquer homicídio em Auschwitz, a justiça alemã condenou-o por cumplicidade por ter contribuído para o funcionamento do campo de extermínio.

Em tribunal, afirmou sentir “vergonha por ter visto a injustiça e nunca ter feito nada em relação a isso”.

Hanning foi guarda do campo de concentração entre janeiro de 1943 e junho de 1944, quando tinha 23 anos.

Jovem operário recrutado aos 18 anos pelas Waffen SS (força militar do partido nazi de Adolf Hitler), Hanning combateu nos Balcãs e na frente russa antes de ser transferido, no início de 1942, para Auschwitz.

Depois da capitulação do Terceiro Reich, Hanning passou uma temporada num campo de prisioneiros aliado, antes de retomar a vida como cidadão normal.

Estima-se que tenham morrido mais de 1,1 milhões de pessoas em Auschwitz – o mais mortífero campo de extermínio nazi -, na sua maioria judeus, mas também homossexuais, ciganos e comunistas, incluindo mulheres, crianças e idosos, tanto na câmara de gás, como de fome ou por doenças.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/06/21/alemanha-ex-guarda-nazista-envolvido-em-mais-de-170-mil-mortes-e-condenado-a-cinco-anos-de-prisao/

agência de notícias anarquistas-ana

tanto ao lado da chaminé,
como ao lado da porta –
o gato gelado

Jadran Zalokar

Posted in Geral, Guerra e Militarismo, Mundo | Tagged Alemanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. António Manuel dos Santos em Foda-se! | Contra toda autoridade!!!26 de Abril de 2026

    A autoridade dos que são contra não é menos autoritária que as outras e encontra, quanto a mim, uma sólida…

  2. Alice em Manifesto do Primeiro de Maio de 2026 – FACA | Nenhum direito sem luta. Nenhuma luta sem risco. Nenhum futuro sem rebeldia.21 de Abril de 2026

    Em agosto me mudarei com a família para o espírito santo. Mudança a trabalho. O lado bom é que terei…

  3. Luis Martins em [França] Lançamento: Votar, eu? Nunca!26 de Março de 2026

    Discordo de chamarem aos regimes políticos onde existem eleições de "democráticos". Representatividade não é democracia. E regimes representativos, são elitistas;…

  4. qwenart em Novo Blog | Nascer livre num mundo de cercas – este é o Liberto12 de Março de 2026

    O conceito de liberdade como prática cotidiana e resistência constante às cercas — seja do Estado, do capital ou das…

  5. Luana em Da Crueldade à Revolução: O Caso Orelha como Sintoma do Capitalismo e Chamado à Insurreição18 de Fevereiro de 2026

    Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários