[Argentina] Família de Santiago Maldonado se pronuncia sobre corpo encontrado no rio Chubut

Família e juiz responsável pelo caso afirmaram que não é possível confirmar identidade de corpo encontrado antes de perícia

A família do jovem anarquista Santiago Maldonado — desaparecido desde o último 1º de agosto na Argentina — emitiu um comunicado na madrugada desta quarta-feira (18/10) pedindo respeito pelo momento difícil que está vivendo. Na tarde de terça-feira (17/10), um corpo foi encontrado nas proximidades do rio Chubut, na comunidade de Pu Iof Cushamen, onde Maldonado foi visto pela última vez — quando foi abordado por forças militares durante um protesto indígena.

Em relação ao corpo encontrado no dia de ontem na comunidade Pu Iof Cushamen, a família quer salientar que o achado ocorreu em uma zona do rio que já havia sido rastreada em três oportunidades. Até que sejam realizadas as perícias pertinentes, não é possível estabelecer a identidade e nem as causas da morte. Pedimos, por favor, que se respeite o difícil momento que vivemos. Muito obrigado”.

A busca em que foi encontrado o corpo se deu por ordem do juiz Gustavo Lleral. Ele assumiu há duas semanas a investigação sobre o caso de desaparecimento forçado — que ocorre quando uma pessoa é secretamente presa ou sequestrada por uma organização política ou estatal, de acordo com a Declaração Universal de Direitos Humanos adotada pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). O próprio Lleral também já declarou que não é possível confirmar a identidade do corpo até que existam provas suficientes.

Nas últimas semanas, protestos reuniram multidões em Buenos Aires e em outras cidades da Argentina, em que os manifestantes pediam a renúncia da ministra de Segurança, Patricia Bullrich, e gritavam: “Onde está Santiago Maldonado?”.

Fonte: http://www.santiagomaldonado.com/comunicado-la-familia-1810/

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/08/07/argentina-anarquista-solidario-com-luta-indigena-mapuche-desaparece-durante-repressao-policial/

agência de notícias anarquistas-ana

de tantos instantes
para mim lembrança
as flores de cerejeira.

Matsuo Bashô