Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Abril / 20 / [Espanha] Centenário da CNT de Fraga

[Espanha] Centenário da CNT de Fraga

By A.N.A. on 20 de Abril de 2018

espanha-centenario-da-cnt-de-fraga-1

C o m u n i c a d o:

1918-2018 Centenário da CNT de Fraga.

Cem anos de associacionismo obreiro e libertário

Este ano de 2018 a CNT de Fraga estamos de aniversário; cem são os anos que completamos como organização obreira e libertária, federada à Confederação Nacional do Trabalho.

A CNT foi fundada em 1910, mas foi no Congresso de Sants de Barcelona celebrado em 1918 junto ao Congresso do Teatro da Comédia de Madrid em 1919, onde se aprovaram os acordos sobre a nova estrutura organizativa, baseada em Sindicatos Únicos de Indústria que facilitaram a expansão territorial. Muitos são os Sindicatos de cidades e povoados da Espanha que nasceram durante esse biênio, também em Fraga, sendo um dos primeiros municípios de Aragão.

Desde sua fundação, a CNT foi parte ativa do associacionismo obreiro e político de Fraga e comarca, alcançando grande relevância em momentos históricos concretos: nos anos vinte – durante a ditadura de Primo de Rivera – nos anos trinta – durante a IIª República-, durante a Guerra Civil -1936/1939- mas também nos obscuros anos da ditadura franquista, onde fomos capazes de organizar a resistência e a luta na clandestinidade.

A volta à luz pública com a legalização de 1977, permitiu ter de novo certo protagonismo durante a chamada Transição Democrática. Nestes quarenta anos, seguimos estando presentes, também, no terreno social e cultural fragatino, sendo impulsionadores de muitas iniciativas, sempre de maneira desinteressada e altruísta, comprometidxs com a causa que as sustenta: solidariedade, pacifismo, antimilitarismo, ecologia, feminismo, internacionalismo, etc.

No sindical, condição principal da CNT, sempre ao lado dxs trabalhadores/as, fomentando o associacionismo obreiro não subvencionado e autogestionado, sem ingerências políticas, sem distinção por gênero, lugar de origem ou crenças, difundindo a Ideia de que mais além da reivindicação puramente laboral, é necessário uma mudança social e econômica profunda.

Para celebrar estes cem anos de presença, estamos organizando diversas atividades que iremos desenvolvendo ao longo do ano, com o propósito de divulgar uma parte da história de Fraga e do Bajo Cinca: a da classe trabalhadora organizada que habita estas terras, que não se conforma, que continua perseverante para alcançar uma vida com dignidade e liberdade plena.

CNT – Federação Local de Fraga

Fraga, abril de 2018

Fonte: https://bajocincalibertario.blogspot.com.br/2018/04/centenario-de-la-cnt-de-fraga.html

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/23/espanha-a-cnt-de-andaluzia-celebra-seu-centenario-como-regional-1918-2018/

agência de notícias anarquistas-ana

O gari folheia
o livro de poesias—
Voa passarinho!

Regina Ragazzi

Compartilhe:

Posted in Espanha, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários