[Espanha] Lançamento: “Esto es la anarquía! | Ensayo sobre la libertad y sus monstruos”, de Rui Valdivia

“A anarquia se fundamenta na liberdade”. Assim começa este ensaio. Depois desse ponto e sequência, Rui Valdivia tece uma malha de reflexões e imagens que dotam de densidade a sentença, e o faz conjugando a melhor tradição dialética com exemplos que você reconhecerá em sua vida diária, pondo a erudição ao mesmo nível que a arte, ambos a serviço da reflexão que nos oferece.

Esto es la anarquía! Não é um manual histórico nem político, é um destilado dos pressupostos clássicos do anarquismo ― liberdade em igualdade, antiautoritarismo, autonomia ou ação ― que convida a viver conforme a um horizonte inspirado pela anarquia como sinônimo e medida da liberdade.

O que você, leitor, tem entre as mãos, é um texto eclético, como a própria filosofia anarquista. Fala sobre a liberdade construída em comum e é uma advertência sobre como os recursos da distopia democrática na qual vivemos se opõem ao desejo humano de experimentação. É também uma recomendação para desobedecer: aos conceitos de obediência devida, bem comum ou Estado, entre outros monstros da liberdade.

Não vamos dizer-lhe o que tem que fazer com este ensaio ― se sublinhá-lo ou submergir nele, se lê-lo em sequência ou abrir o livro ao acaso ― porque isso seria contrário ao que o livro defende.

Esto es la anarquía! | Ensayo sobre la libertad y sus monstruos.

Rui Valdivia

Editorial Decordel, 2019

194 págs. Rústica 23×170 cm

ISBN 9788494859441

16.00€

decordel.info

agência de notícias anarquistas-ana

Solo de cigarra,
no fim da tarde, é núncio
de a hora do ângelus

Antônio Cristino