[Argentina] Sociedade atual v/s sociedade anarquista

Por La Conquista del Pan

Muitas vezes se disse que os anarquistas querem destruir a sociedade porque querem o caos e a guerra de todos contra todos. A verdade é que essa imagem do anarquismo está equivocada e tem mais relação com os preconceitos e a desinformação, que com o anarquismo.

O anarquismo como teoria política tem quase duzentos anos de história, mas como prática entre as sociedades humanas, podemos afirmar que existe desde que existe humanidade.

Os anarquistas se organizaram no mundo inteiro para lutar contra as injustiças sociais, pela felicidade de todas e todos. Foi o único ideal político que afirmou que o poder corrompe até o humano mais bondadoso. É por isso que o anarquismo jamais existiu como partido político para conquistar o poder. Devido a isto não existem, nem existirão, anarquistas presidentes, prefeitos, deputados ou senadores.

O anarquismo coloca que a forma em que se organiza a atual sociedade é parte do problema e que não é possível transformá-la através dos meios que ela oferece.

O anarquismo propõe que os seres humanos podem se organizar para resolver todos os problemas sociais e que não são necessários os presidentes, prefeitos, deputados ou senadores.

Para o anarquismo, todos os políticos sobram e não contribuem para melhorar a sociedade: os políticos só servem para legalizar as injustiças sociais.

A proposta anarquista é que a sociedade se organize por si mesma, que em lugar de municipalidades, existam comunidades federadas e que essa federação de comunidades substitua o governo e o Estado.

Na atual sociedade criam-se indústrias que contaminam lugares onde habitam pessoas que não estão de acordo com elas. Em uma sociedade anarquista isso não poderia ocorrer porque seria a comunidade mesma a que decide se quer construir uma indústria e depois disto, é a comunidade a que diz onde se deve construir.

Na atual sociedade, são os donos das empresas que decidem os horários e o funcionamento da empresa, em uma sociedade anarquista são os trabalhadores mesmos que definem os horários e todo o funcionamento.

Na atual sociedade, o governo define o salário-mínimo e sempre se protesta para que o salário seja mais alto, mas assim que sobem os salários, sobem os preços e assim, o custo de vida. Na sociedade anarquista nada disto ocorrerá, porque todas as comunidades organizadas colaborariam para o funcionamento da sociedade e sua colaboração será paga com o que necessitem para viver, segundo como decidam em sua comunidade: na sociedade anarquista só haveria abundância para compartilhar com todos e todas.

Estas são algumas das ideias que o anarquismo propõe. Como podes notar, nada tem que ver com caos e violência. Os políticos e todos os que se beneficiam das injustiças sociais, se encarregaram em mentir sobre o anarquismo, para que todos pensem que a única forma de organizar a sociedade é a que eles propõem, ocultando a última esperança que tem a humanidade para ser feliz: a sociedade anarquista.

Não esperemos mais e organizemos nossa comunidade.

A ANARQUIA É POSSÍVEL

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

No alto do galho
O pêssego madurinho
Como com o olhar.

Mailon Luã de Souza Dorochinski – 12 anos