[Alemanha] Berlim: 30 anos da Liebig34 – Nós nunca paramos!

A okupa Liebig34 irá celebrar seu aniversário de 30 anos no início de julho. Títulos de despejo, hype da mídia e policiais irritantes não irão estragar esses dias. Viva la Liebig!

Trinta anos atrás, após a queda do Muro, pessoas de uma ampla variedade de origens se reuniram em Berlim Oriental para aproveitar a chance oferecida pelas redes de comando não resolvidas e um vazio indescritível. Ruas e blocos de casas inteiros foram ocupados, redesenhados e enchidos de ideias e criatividade. As ruas de Friedrichshain estavam cheias de vida e muita solidariedade prática. Em uma esquina, havia uma reunião de discussão, na próxima um cinema ao ar livre, e comida foi preparada para a rua toda.

Nestas horas também reside a origem do nosso coletivo, que entrando nos aposentos da Liebigstraße 34 em julho de 1990, assim, deu início ao projeto. Nos anos seguintes, muita coisa mudou: a ocupação tornou-se um projeto feminista de casas sem homens cis. Através de muito trabalho e anos de luta, tentou-se criar um abrigo e oferecer uma alternativa à vida cotidiana cis-sexista.

Agora, 30 anos depois, o projeto irá terminar?

Mesmo naquela época, o verão da anarquia foi encerrado por despejos brutais por policiais a pedido dos principais investidores, como o dia das batalhas de defesa pela rua em Mainzer Strasse em novembro de 1990.

Tivemos que observar como nosso projeto irmão Liebig14 foi levado de nós em 2011. Apenas alguns de nós foram capazes de se salvar, de qualquer maneira. Muitos projetos que moldaram o bairro ao longo de décadas e o tornou o que era foram (brutalmente) eliminados ao longo dos anos. Neste verão, muitas das casas comemorariam seus aniversários. 30 anos de auto-organização, não conformidade e rebelião. Ficaríamos felizes em celebrar este grande dia junto com nossos companheiros. Mas muitos foram removidos da paisagem urbana e transformados em belos paraísos para yuppies.

Isso não deve e não irá acontecer conosco desse jeito!

Continuaremos a resistir e celebraremos esses 30 anos da Liebig 34. Nenhum despejo e nenhum machão-idiota podem nos parar.

Venha 04.07. e 05.07. à Dorfplatz e à Liebig34 para um programa muito interessante.

A Liebig34 vive e comemora!

Liebig34, 28 de junho de 2020

Fonte: https://de.indymedia.org/node/92033

Tradução > A. Padalecki

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/05/11/alemanha-beijos-e-abracos-para-o-liebig34/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/25/alemanha-liebig34-declaracao-da-sentenca-dia-30-de-abril-facamos-um-desastre/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/19/alemanha-berlim-a-luta-pelo-liebig34-vai-mais-longe/

agência de notícias anarquistas-ana

jardim da minha amiga
todo mundo feliz
até a formiga

Paulo Leminski