[Itália] O capitalismo é mais perigoso do que o coronavírus

Texto de um panfleto que estamos distribuindo na cidade sobre o tema da saúde.

Sob o pretexto da luta contra o desperdício, todos os governos destruíram, em 30 anos, os cuidados de saúde conquistados pelas lutas sociais dos últimos anos, reduzindo hospitais, instalações de cuidados de saúde, cuidados intensivos e pessoal de saúde. A chuva de bilhões de euros propagada pelo governo e pelas regiões só servirá para inflar os bolsos já cheios das grandes empresas: como resultado, qualquer vírus ou patologia pode ser fatal para milhares de pessoas, afetando claramente os mais fracos, os idosos, os desempregados e os migrantes.

A política governamental trabalha apenas para o lucro de poucos e se envolve em guerras com outros grupos de poder ao redor do mundo, com conseqüências desastrosas para o homem e a natureza. A lógica do poder e da dominação é a verdadeira causa dos milhares de mortos nos últimos meses e do empobrecimento de milhões de trabalhadores, desempregados italianos e migrantes, pensionistas.

Devemos relançar nossas lutas, que não devem estar ligadas à lógica eleitoral, mirando o município, as regiões ou no governo: essas práticas mortificam nossas aspirações, já que os nossos interesses são a satisfação das necessidades em uma sociedade de igual para igual. Construamos, ao invés disso, a unidade das lutas de todos os trabalhadores e de todos os setores sociais. No que diz respeito ao cuidado com a saúde, devemos exigi-lo no futuro imediato:

• a reabertura de hospitais fechados e um aumento dos serviços territoriais.

• contratação imediata de pessoal de saúde, com uma redução drástica do horário de trabalho e um aumento dos salários

• abolição do número restrito para as faculdades de medicina e enfermagem

• abolição de todas as formas de tíquete sanitário.

• pesquisa médico-científica desconectada do lucro.

PELA SAÚDE GRATUITA PARA TODOS

LIVRE DA LÓGICA DO LUCRO E DO PODER

POR UMA VIDA QUE VALE A PENA VIVER

Grupo Anárquico “Francesco Mastrogiovanni” – FAI

Fonte: https://www.umanitanova.org/?p=12617

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Cai da folha
a gota d’água. Lá longe,
o oceano aguarda.

Yeda Prates Bernis