Um exaustivo percurso pela história da FAI, desde seus antecedentes e suas origens até a época da Segunda República e a Guerra Civil.
A Federação Anarquista Ibérica foi fundada em 1927 como uma confluência de grupos anarquistas portugueses e espanhóis (alguns deles no exílio), constituindo a principal organização específica do anarquismo na península ibérica. Desde seu início esteve ligada à CNT e aos movimentos obreiros e sindicais, nos quais desempenhou um papel fundamental. Neste livro Julián Vadillo realiza um exaustivo percurso pela história da FAI, desde seus antecedentes e suas origens durante a ditadura de Primo de Rivera até a época da Segunda República e a Guerra Civil, destacando a influência que tiveram em sua fundação, acontecimentos como a Primeira Guerra Mundial ou a Revolução russa, assim como a importância dos numerosos debates ideológicos e congressos organizados por grupos anarquistas desde princípios do século. Se analisam também em detalhe a repercussão que tiveram publicações como Tierra y Libertad ou Solidaridad Obrera, destinadas a promulgar o pensamento anarquista.
Historia de la FAI
Julián Vadillo Muñoz
Prólogo de Juan Pablo Calero
Los Libros de la Catarata, Colección Mayor, 825. Madrid 2021
256 págs. Rústica 22×14 cm
ISBN 9788413520049
18,00 €
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
meus dedos-olhos
desvendam sem pressa
doces mistérios
Eugénia Tabosa
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata