Relatório da mobilização antifascista contra o comboio de extrema direita na assim chamada Montreal.
Éramos mais de 150 no sábado de manhã reunidos em oposição à extrema direita, a qual está comandando a maré de ódio às medidas de saúde para avançar sua agenda política. Entre os manifestantes com os quais nos confrontamos, as bandeiras mais amplamente hasteadas foram a do Canadá, outros levantavam alto a bandeira do Front Canadien-Français, um coletivo ultranacionalista de extrema direita de tradição católica. O populista de extrema direita do People’s Party of Canada [Partido do Povo do Canadá], Maxime Bernier, também estava presente.
A energia dos contramanifestantes estava muito boa, apesar da tristeza do evento. Gritamos alto por horas “A-Anti-Antifascists” [Antifascistas] e “Neither Trudeau nor covidiot, the solution is not fascist” [Nem Trudeau nem covidiota, a solução não é fascista]. Nossa maior vitória foi privar a manifestação de todos os veículos usando bandeiras ao bloquear a saída para o estacionamento. Mesmo em um grupo pequeno e motivado, somos bem capazes de encurtar os movimentos liderados pela extrema direita.
Mas não nos enganemos. Apesar da situação pelo Canadá, milhões em recursos de fontes obscuras, e o espírito do movimento do comboio de liberdade inspirado pelo ataque do ano passado na Capitol Hill, a SPVM recrutou pelo menos tantos fascistas fardados quantos contramanifestantes para nos cercar e bloquear qualquer tentativa de mudar de lugar. Com equipamentos para motim, muitos deles usavam orgulhosamente adesivos “thin blue line“. Com uma mistura de raiva e tristeza, aguardamos por muito tempo, cercados pela polícia de contenção quando a manifestação deixou seu local de partida. Foi penoso ver tantos policiais nos colocando em jaulas sem prestar atenção aos fachos se reunindo em nossas comunidades.
A situação é extremamente preocupante. Como antifascistas, não podemos permitir que a semente sendo plantada germine. Devemos organizar e multiplicar contramanifestações, devemos ficar de olho no que está sendo preparado em nossas comunidades. Enquanto uma mobilização fascista extremamente bem financiada toma forma e é protegida por policiais com símbolos que têm um antecedente mais do que alarmante, colocar perspectivas antifascistas em nossas lutas parece mais do que imperativo.
mtlcounterinfo.org
Tradução > Sky
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
minha cabeça em seu peito
seus dedos em meus cabelos
– dança de leito
Eugénia Tabosa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!