[Canadá] Relatório da Mobilização Contra o Comboio em Montreal

Relatório da mobilização antifascista contra o comboio de extrema direita na assim chamada Montreal.

Éramos mais de 150 no sábado de manhã reunidos em oposição à extrema direita, a qual está comandando a maré de ódio às medidas de saúde para avançar sua agenda política. Entre os manifestantes com os quais nos confrontamos, as bandeiras mais amplamente hasteadas foram a do Canadá, outros levantavam alto a bandeira do Front Canadien-Français, um coletivo ultranacionalista de extrema direita de tradição católica. O populista de extrema direita do People’s Party of Canada [Partido do Povo do Canadá], Maxime Bernier, também estava presente.

A energia dos contramanifestantes estava muito boa, apesar da tristeza do evento. Gritamos alto por horas “A-Anti-Antifascists” [Antifascistas] e “Neither Trudeau nor covidiot, the solution is not fascist” [Nem Trudeau nem covidiota, a solução não é fascista]. Nossa maior vitória foi privar a manifestação de todos os veículos usando bandeiras ao bloquear a saída para o estacionamento. Mesmo em um grupo pequeno e motivado, somos bem capazes de encurtar os movimentos liderados pela extrema direita.

Mas não nos enganemos. Apesar da situação pelo Canadá, milhões em recursos de fontes obscuras, e o espírito do movimento do comboio de liberdade inspirado pelo ataque do ano passado na Capitol Hill, a SPVM recrutou pelo menos tantos fascistas fardados quantos contramanifestantes para nos cercar e bloquear qualquer tentativa de mudar de lugar. Com equipamentos para motim, muitos deles usavam orgulhosamente adesivos “thin blue line“. Com uma mistura de raiva e tristeza, aguardamos por muito tempo, cercados pela polícia de contenção quando a manifestação deixou seu local de partida. Foi penoso ver tantos policiais nos colocando em jaulas sem prestar atenção aos fachos se reunindo em nossas comunidades.

A situação é extremamente preocupante. Como antifascistas, não podemos permitir que a semente sendo plantada germine. Devemos organizar e multiplicar contramanifestações, devemos ficar de olho no que está sendo preparado em nossas comunidades. Enquanto uma mobilização fascista extremamente bem financiada toma forma e é protegida por policiais com símbolos que têm um antecedente mais do que alarmante, colocar perspectivas antifascistas em nossas lutas parece mais do que imperativo.

mtlcounterinfo.org

Tradução > Sky

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/12/30/canada-toronto-apologia-ao-odio-e-genocidio-nao-tem-vez-no-campus-um-relato-do-protesto-antifascista-de-18-de-dezembro-na-universidade-x/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/05/11/grupo-de-extrema-direita-proud-boys-e-dissolvido-no-canada/

agência de notícias anarquistas-ana

minha cabeça em seu peito
seus dedos em meus cabelos
– dança de leito

Eugénia Tabosa