[Canadá] Toronto: Apologia ao ódio e genocídio não tem vez no campus – um relato do protesto antifascista de 18 de dezembro na Universidade X

Em 18 de dezembro, deu-se uma coalizão de antifascistas/antirracistas, consistindo em organizações de esquerda, sindicatos trabalhistas e membros da comunidade reunidos na Universidade X (a escola originalmente nomeada em homenagem ao genocida Egerton Ryerson, que teve um papel crucial no sistema canadense residencial-escolar). Essa manifestação originalmente pretendia ser um contraprotesto aos assim-chamados “Ryerson Conservatives,” [Conservadores de Ryerson,] que contavam com a participação do notório político babaca Maxime Bernier, bem como outros políticos de extrema direita/apologistas de genocídio e porta-vozes antivacina. Contudo, pouco depois que vários grupos e organizações declararam sua intenção de promover um contraprotesto, o evento foi cancelado. (-Sua razão ‘oficial’ para o cancelamento mudou algumas vezes…-) Apesar do cancelamento, ainda havia a preocupação de que alguns extremistas de direita tentariam ocupar o espaço da Universidade X de qualquer forma; como resposta, a coalizão continuou a ideia do contraprotesto.

Nós nos reunimos cedo em frente ao espaço da Universidade X que os extremistas de direita planejavam utilizar e procedemos com a ocupação por várias horas. No início, praticamente não houve indícios de extremistas de direita por lá; contudo, depois de mais ou menos uma hora, começamos a ver e ouvir sua turba descendo a rua em nossa direção. Haviam muitas bandeiras canadenses visíveis, assim como bandeiras nacionais da Antiga União que os fascistas e supremacistas brancos adotaram. A multidão também tocava música muito alta, o que nos alertou de sua presença. Com todo o barulho e suas bandeiras bloqueando uma boa visão, foi difícil de determinar quantos deles haviam, porém estava claro que eram muitos. À medida que continuaram a avançar com o que parecia ser uma escolta policial, pareceu que a violência que muitos na coalizão tinham antecipado estava prestes a começar. Em resposta, nós nos alinhamos e bloqueamos a rua e sua música foi rapidamente afogada por gritos de algo como “Fascistas não são bem-vindos aqui!”, “A rua é de quem? Ela é nossa!”, ou algo de mesmo efeito.

Ao ver e ouvir a multidão, (posso apenas presumir que essa foi a razão,) os de extrema direita viraram à direita, por outra rua, e foram embora. Alguns de nós assumiram que estavam dando a volta para surgir por trás de nós, mas isso não aconteceu. Não os vi ou ouvi depois disso. Seguindo seu desvio, continuamos a ocupar o espaço para assegurar que não poderiam fazê-lo.

Sua apologia ao ódio e genocídio não têm espaço no campus, nem em qualquer outro lugar!

Fonte: https://north-shore.info/2021/12/21/toronto-hate-and-genocide-apologism-have-no-place-on-campus-an-account-of-the-dec-18th-anti-fascist-rally-at-university-x/

Tradução > Sky

agência de notícias anarquistas-ana

Vento refrescante
que se contorcendo todo
chega até aqui.

Issa

One response to “[Canadá] Toronto: Apologia ao ódio e genocídio não tem vez no campus – um relato do protesto antifascista de 18 de dezembro na Universidade X”

  1. Antenor

    Esses racistas de merda estão em todos lugares. Felizmente o antifascismo também se faz presente em toda parte!