
As cidades estão cada vez mais na vanguarda da atual crise ambiental e social e são, ao mesmo tempo, sua principal causa e possível solução.
Em todo o mundo, uma nova onda de movimentos sociais urbanos está crescendo para combater a exploração econômica, a exclusão social, as políticas de imigração desumanas, a opressão de gênero e a devastação ecológica. São movimentos que, ao mesmo tempo, estão construindo alternativas econômicas, sociais e políticas baseadas em solidariedade, igualdade e participação.
Esta antologia desenvolve os debates iniciados no Instituto Transnacional de Ecologia Social (TRISE) sobre a necessidade urgente de reconstruir as realidades sociais e políticas das cidades de nosso mundo. Ela discute as perspectivas dos movimentos urbanos radicais, examina o potencial revolucionário do conceito de direito à cidade e analisa como os movimentos ativistas, intelectuais e comunitários podem trabalhar juntos em prol de um futuro ecológico e inclusivo.
Em uma conversa frutífera entre teoria e prática, este livro abre novas maneiras de repensar a mudança sistêmica urbana de forma a desafiar a opressão e transformar a maneira como as pessoas trabalham, criam e vivem juntas.
Ensaios e contribuições de: Ercan Ayboga, Diana Bogado, Dan Chodorkoff, Emet Değirmenci, Eleanor Finley, Magali Fricaudet, Havin Guneser, Metin Guven, Theodoros Karyotis, Noel Manzano, Inés Morales, Brian Morris, Jemma Neville, Egit Pale, Alexandros Schismenos, Marta Solanas Domínguez, Olli Tammilehto, Federico Venturini.
ECOLOGIA SOCIALE E DIRITTTO ALLA CITTÀ
Vários autores
Editado por Federico Venturini, Emet Değirmenci e Inés Morales Bernardos
pp.208 EUR 15,00
ISBN 978-88-95950-77-8
zeroincondotta.org
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
E tu, aranha
como cantarias
neste vento de outono?
Matsuo Bashô
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!