
Tempos estranhos e inquietantes, os nossos. Dia após dia, testemunhamos um culto crescente aos idiotas, não apenas na política, mas em todas as esferas sociais. O idiota é o super-herói dos nossos tempos, admirado e idolatrado. Idiotria, o novo panfleto de Maurizio Cont e Gianmarco Serra, busca focar em um possível antídoto: a disciplina da fantasia para criar novos horizontes éticos que sirvam como referência para um mundo menos idiota, mais justo e gentil.
Partindo de uma crítica radical às palavras-fetiche da contemporaneidade (cidadania, identidade, território, futuro, etc.) e às atitudes fideístas que estão na raiz dos grandes poderes (culto aos líderes — palavra que em italiano significa Duce e em alemão Führer —, persistência dos partidos políticos, da religião, etc.), os autores propõem uma suspensão crítica, o abstencionismo ativo e uma mudança no campo semântico da representação do poder e, mais amplamente, do mundo.
Um pequeno grande manifesto radical que propõe uma inversão de perspectiva e constitui a pars destruens de uma futura publicação prevista para junho: a apresentação de uma Constituição para a Europa (na verdade, uma constituição humana para humanos, escrita em colaboração com pessoas de várias partes do mundo).
Os autores esperam que logo se comece a escrever constituições em todos os lugares: nas escolas, nos hospitais e nos corações de todos. Para isso, também é necessário saber apagar as vigentes, identitárias e demenciais.
É um dever humano, escrevem Cont e Serra, exercitar a própria fantasia para imaginar um mundo melhor.
Título: Idiotria
Autores: Maurizio Cont, Gianmarco Serra
Editora: Ceccarelli, 2024
ISBN: 9791280731876
Número de páginas: 96 páginas
Preço: € 9,99
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
para medir o calor
do dia, olhe o comprimento
do gato que dorme
James W. Hackett
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!