
O Grupo Anarquista Albatros – FAI organizou uma mostra dos últimos 22 anos de vida da publicação em papel de Tierra y Libertad, um dos títulos libertários mais antigos do mundo. A exposição será inaugurada na quinta-feira, 8 de maio, às 17:00 horas, na sede da FAL em Madrid. Ao ato irão membros da equipe responsável durante aqueles anos: Alfredo González e Héctor Valdelbira, que farão uma palestra inaugural às 19:00 horas.
O horário de visitas coincidirá com o de abertura ao público de nossa sede; de segunda à sexta, das 10 às 14 horas, e de terça à quinta, das 17 às 20 horas. Incentivamos a visita.
Resumo da mostra:
Queremos expor uma mostra dos últimos 22 anos de vida em papel de Tierra y Libertad, publicação anarquista criada em 1888, título mais antigo da imprensa libertária em língua espanhola e uma das mais antigas do mundo. Tratamos 22 anos de sua história, de 2000 a 2022, porque é a etapa em que nós, o Grupo Anarquista Albatros, da Federação Anarquista Ibérica (FAI) de Madrid, nos encarregamos de editá-lo.
Foram anos carregados de acontecimentos, tanto a nível nacional como mundial (valem como exemplos mais destacados o 15M e a pandemia) e tentamos revisá-los nesta mídia de propaganda para a análise. Em ocasiões nos servimos de publicações irmãs de outros países como Umanià Nova, Le Revolución mexicana que, ao grito de ¡Tierra y libertad! ergueu-se contra a opressão, sendo traída por uma camarilha demagógica que dominou o país à vontade. Na Espanha, em 1977, com a reorganização libertária após a morte de Franco, os grupos da FAI decidem voltar a editar Tierra y Libertad mensalmente. A redação passou por grupos de diferentes cidades: Barcelona, Madrid, Castellón, La Puebla del Río…
Inauguração: Quinta-feira, 8 de maio
Horário da inauguração: 17:00 horas
Horário da palestra: 19:00 horas
Horário de visitas: Segunda e sexta-feira, das 10 às 14 horas. Terça a quarta-feira, das 17 às 20 horas
fal.cnt.es
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
cama macia
corpo se espreguiça
nasce o dia
Carlos Seabra
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…