
O aquecimento global é causado principalmente por atividades humanas relacionadas ao impulso compulsivo em direção ao crescimento infinito impraticável. A necessidade de ações de mitigação é hoje um fato que o capitalismo soube aproveitar, “evangelizando” para comportamentos virtuosos que incrementem os negócios “verdes”. Basta olhar para as operações de “greenwashing” cada vez maiores promovidas pelas multinacionais e Estados.
Ações “verdes” que, por um lado, contribuem minimamente para a redução dos impactos diretos de alteração climática, mas, por outro, causam efeitos “indiretos” muito mais graves. Portanto, iniciar o decrescimento até que ele seja revertido de forma sustentável é a única solução seriamente adotável, mesmo em conjunto com transições energéticas compartilhadas.
As mudanças climáticas exigem ações claras e planos de mitigação urgentes, aumentando a dissidência em relação aos governos que viram as costas ao problema, relançando a ação autogerida e direta.
ANTICOP30 Belém-Brasil
Contra o mundo do petróleo!
Rebele-se!!
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/05/09/comunicado-1a-jornada-internacional-anarquista-da-amazonia-brasil-jornadas-anti-cop/
agência de notícias anarquistas-ana
Um grande silêncio —
Nuvens escuras se acumulam
Sobre a terra seca.
Paulo Franchetti
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…