
• “Se o grande criador deixou esse óleo com o gás nas profundezas, distante do nosso alcance, é porque não é coisa boa, é coisa que só traz destruição, poluição, pobreza, ganância, doenças e discórdias. Trazer essa massa podre e poluente das profundezas é trazer tudo que é ruim para os nossos territórios. Amazônia livre de petróleo e gás!”
• “Hoje, estamos enfrentando um grande problema dentro do nosso território. Já estamos sendo diretamente atingidos pela exploração de gás. Nossa floresta, nossa fauna, nossos peixes, nossos animais estão desaparecendo. As grandes mineradoras estão ganhando espaço dentro do nosso território, invadindo, destruindo. E ainda temos um presidente [Lula] que continua vendendo blocos dentro do nosso Brasil. Ele não pensa nas dificuldades dos povos indígenas, não considera que vivemos nesses territórios há décadas”
• “Sem a população indígena no mundo, não há proteção, não há mudança climática. Se acabarem com os povos indígenas, acabam com as chances de reverter a crise cilimática. Vamos somar forças e dizer não ao petróleo, não à mineração, não ao garimpo e vamos gritar juntos: demarcação, demarcação!”
Cacique Jonas Mura, aldeia Gavião Real, Silves, Amazonas
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/25/os-karuanas-nao-querem-petroleo-e-ele-o-maior-vilao-na-aceleracao-da-crise-climatica/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/06/10/carta-de-repudio-aos-representantes-politicos-do-estado-do-amapa-nao-ao-petroleo-na-foz-do-amazonas/
agência de notícias anarquistas-ana
Nesta manhã fria
o outro lado da rua
A neblina encobriu
Rodrigo Vieira Ribeiro
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!