Uma conferência internacional chamada “A luta de classes e da oposição, o radicalismo de direita” foi realizada em Kiev, nos dias 12 e 13 de abril. O evento, que foi organizado pela seção Kiev do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos (ACT – Автономного союза трудящихся), contou com a presença do secretário-geral e um representante do departamento internacional da Organização Central de Trabalhadores da Suécia (SAC – Sveriges Arbetares Centralorganisation), bem como representantes da Comissão Nacional do sindicato polaco “Iniciativa de Trabalho” (IP – Inicjatywa Pracownicza). Um representante da gongchao.org, iniciativa internacional que se comunica com a classe trabalhadora da China, também fez uma apresentação. A parte aberta da conferência também teve a participação de representantes de outras iniciativas e ativistas independentes da Ucrânia e da Bielorrússia. A taxa de participação total foi de aproximadamente 40 pessoas.
Houve relatos sobre a situação dos trabalhadores migrantes na China, condições de trabalho e da luta de classes na Polônia, o movimento sindicalista na Suécia, as perspectivas de auto-organização dos trabalhadores na Ucrânia. Em seus relatos, os representantes de vários sindicatos apresentaram suas organizações e compartilharam experiências de trabalho político.
A segunda parte foi dedicada ao radicalismo da direita na Europa e na Ucrânia. Camaradas suecos e ucranianos descreveram as tendências alarmantes nos últimos anos, ao mesmo tempo observando mudanças positivas: em ambos os países, a sociedade reagiu negativamente para o crescimento da violência da extrema-direita. O trabalho antifascista nas empresas -, além de abrir o confronto no espaço público, tornou-se particularmente importante para os sindicalistas nas novas condições.
Na parte fechada da conferência, os delegados da SAC e da IP descreveram princípios da Coordenação Vermelha e Preto – rede internacional de organizações anarco-sindicalistas. Eles convidaram membros da ACT para a próxima reunião, em Outono. Por sua parte, a ACT pronunciou o desejo de fortalecer a comunicação inter-organizacional. As decisões individuais de cooperação internacional estão a ser tomadas pelo referendo em toda a organização que a ACT pretende realizar em abril deste ano.
Mais fotos:
Tradução > Caróu
agência de notícias anarquistas-ana
barro já seco
por pegadas de sapato
passeiam formigas
Jorge B. Rodríguez
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...