
Este livro aborda a figura da filósofa francesa Simone Weil em sua dimensão política, desmantelando o mito que dominou a projeção de seu pensamento durante décadas, e que descreve Weil como uma pensadora transcendente e apolítica. Uma rigorosa investigação histórica reconstrói a breve, mas intensa participação de Weil na Guerra Civil espanhola e oferece uma nova perspectiva que reivindica o compromisso revolucionário da filósofa.
“Vivir la fuerza” reconstrói com precisão a evolução política de Weil e documenta seu percurso desde o sindicalismo revolucionário francês até posições libertárias, o que permite explicar de maneira coerente sua participação na Guerra Civil. Esta experiência foi decisiva para o desenvolvimento de seu conceito de “a força”, que articularia posteriormente em um dos textos mais importantes de sua trajetória filosófica: “La Ilíada o el poema de la fuerza”. A Ilíada ou o poema da força.
“Vivir la fuerza” não só recupera a figura de Weil como pensadora política comprometida, mas também aporta um olhar novo sobre um momento histórico chave e contribui para reimaginar as possibilidades de emancipação social.
Xavier Artigas
Vivir la fuerza
Simone Weil y la Columna Durruti
Prólogo de Myrtille Gonzalbo
Epílogo de Amador Fernández-Savater
352 págs. | 21 x 14,5 cms.
978-84-10476-32-5
PVP: 23,90€ | Preço web: 22,70€
pepitas.net
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Ao redor do fogo
conversa fiada
tecendo o tempo!
Tânia Diniz
Obrigada por compartilhar! Tmj!
opa, vacilo, vamos corrigir... :^)
compas, ollas populares se referem a panelas populares, e não a ondas populares, é o termo usado pra quando se…
Nossas armas, são letras! Gratidão liberto!
boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!