Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Agosto / 18 / [Chile] Baixe gratuitamente o livro “Sem Deus nem patrões: história, diversidade e conflitos do anarquismo na região chilena (1890-1990)”

[Chile] Baixe gratuitamente o livro “Sem Deus nem patrões: história, diversidade e conflitos do anarquismo na região chilena (1890-1990)”

By A.N.A. on 18 de Agosto de 2014

chile-baixe-gratuitamente-o-livr-1[A seguir, o link para baixar o livro “Sin Dios ni patrones: historia, diversidad y conflictos del anarquismo en la región chilena (1890-1990)”. A obra, publicada há alguns meses, aborda basicamente 100 anos de anarquismo e anarcossindicalismo no Chile.]

A p r e s e n t a ç ã o:

O desenvolvimento histórico dos anarquistas na região chilena, desde que chegaram suas ideias no final do século XIX, até 1990, quando o retorno à democracia acompanhou também seu primeiro ressurgir, envolveu múltiplos impulsos que desmentem amplamente os prejuízos que a sociedade gerou com relação a eles e elas. Antes que adoradores do caos, nos apresentam como um inapreensível conjunto de experiências – culturais, econômicas e  políticas – que reivindicaram a autonomia do indivíduo frente a toda  autoridade.

Reivindicando a independência em relação ao Estado e o capital, e na  busca  de um destino comunista anárquico, resolveram criar grupos de propaganda e sindicatos urbanos e camponeses, ateneus, bibliotecas, policlínicas e consultas naturistas, círculos esperantistas, grupos de teatro, “estudiantinas” (grupos musicais) e escolas livres, periódicos e editoras, comitês pró-presos, clubes de futebol e ligas de arrendatários.

Esses diversos elos e as ações geradas a partir dali, são apresentados hoje em um trabalho que abarca temporalmente cem anos e entende que a contradição e o conflito interno são inerentes a este ideário. Foi assim que souberam posicionar-se nos movimentos sociais chilenos, provocando milhares de mulheres e homens a manterem-se a margem do Estado e dos partidos políticos, e a forjar por sua conta, um próprio e livre porvir.

O livro se divide em três partes. A primeira: “Un hilo negro en la historia de Chile”, é um relato que tenta conectar os antiautoritários com o passado nacional. “De los Oficios y las ideas” se denomina a segunda parte e foca na vinculação do anarquismo com o movimento operário chileno através do anarcossindicalismo. Estudam-se ali os ofícios onde foram determinantes: portuários, tipógrafos, sapateiros, operários da construção e padeiros. Por último, em: “El árbol de la anarquía” se faz uma viagem por algumas das diversas manifestações deste ideário nos terrenos da literatura, da saúde, da moradia, do teatro, o antifascismo, o esporte, o universo camponês e as discussões em torno da unidade entre os próprios anarquistas.

Aqui o link para baixar o livro e o índice:

http://marytierraediciones.wordpress.com/2013/10/31/sin-dios-ni-patrones-2013/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

A cerejeira
cor de rosa florida
ficando verde.

Sérgio Francisco Pichorim

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Mundo | Tagged Chile

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários