Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Novembro / 17 / [Grécia] 17 de novembro: Luta contra o Poder e a exploração. Luta pela libertação dos presos políticos

[Grécia] 17 de novembro: Luta contra o Poder e a exploração. Luta pela libertação dos presos políticos

By A.N.A. on 17 de Novembro de 2014

grecia-17-de-novembro-luta-contr-1

Editorial publicado na página athens.indymedia.org pela ocasião da comemoração de aniversário da revolta da Escola Politécnica em 1973.

Quarenta e um ano depois da revolta da Escola Politécnica a realidade segue sendo o testemunho irrefutável de que não há nenhum direito, nenhuma liberdade, nenhuma prosperidade que possa existir para o conjunto da sociedade se ela não se livra da turba partidária dos atuais ou iminentes “salvadores”, se não desata as amarras da escravidão assalariada, se não sobrepõe o benefício do conjunto da sociedade ao interesse individual.

Para a Grécia da fome, da miséria, da extrema repressão, da submissão, da resignação e da depressão, a única solução é a insurreição generalizada imediata. Essa insurreição que, negando qualquer compromisso, derrotará a situação desumana que nos foi imposta, e colocará em marcha os processos revolucionários de organização espontânea da sociedade, para que ela atenda às suas necessidades, com base na igualdade, na liberdade e na solidariedade. Sem governantes e governados. Sem exploradores e explorados. Sem amos e submissos.

As batalhas para a criação de um mundo livre e justo nunca deixaram de ser parte da história da humanidade. Uma história cheia de pequenos e grandes esforços para romper as amarras que mantêm quase toda a sociedade espiritualmente infeliz e materialmente marginalizada. Algumas batalhas que ao longo dos anos conseguiram deter com sucesso a investida do obscurantismo, ou algumas batalhas que foram perdidas, afogadas no sangue, pela superioridade militar do inimigo, do medo ou da indiferença da sociedade complacente (passiva). Algumas batalhas travadas por algumas pessoas que, inspiradas por ideais elevados, estiveram na linha de frente da luta, não se importando com as consequências pessoais que teriam suas ações.

Estes ideais e essas pessoas que honramos hoje, participando da luta pela libertação social. A esses ideais e a essas pessoas prestamos homenagem hoje, superando o medo, atacando o que nos faz escravos modernos, espectadores impotentes de uma realidade que não tem o direito de ser chamada sociedade humana.

Prestamos tributo (homenagem) a todos aqueles que lutam pela liberdade e pela dignidade humana. Liberdade para os presos políticos.

O texto em grego:

https://athens.indymedia.org/feature/10119/

O texto em castelhano:

http://verba-volant.info/es/17-de-noviembre-lucha-contra-el-poder-y-la-explotacion-lucha-por-la-liberacion-de-los-presos-politicos/

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/11/16/grecia-sobre-a-comemoracao-de-aniversario-da-revolta-da-escola-politecnica-em-1973/

agência de notícias anarquistas-ana

Da minha cama
Ouço coruja cantar
Sono vai embora

Evelyn Karen Neumann

Compartilhe:

Posted in Movimentos Políticos & Sociais, Mundo, Repressão | Tagged Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários