Na noite de 22 de maio, domingo, por volta das 23h30, um bando de fascistas atacou um grupo de anarquistas com facões (cutelos) e armas de fogo em Ancara, capital da Turquia.
Segundo testemunhas cerca de 8-9 pessoas emboscaram os anarquistas numa rua e que, logo em seguida, eles foram atacados pelos fascistas. Um anarquista ficou seriamente ferido e encaminhado para um hospital. Lá foi submetido a uma cirurgia de emergência. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e corre risco de vida.
Na rua em que os fascistas esperavam para emboscar o grupo anarquista foi visto um carro de polícia, que permaneceu lá durante o ataque. Depois da agressão os fascistas entraram nesse carro e desapareceram com a polícia do local do crime.
A agressão fortalece mais uma vez a situação de guerra enfrentada por anarquistas de diversas regiões da Turquia, uma vez que os fascistas do Partido de Ação Nacionalista (MHP) sempre estiveram presentes na história revolucionária deste país.
É importante frisar que a situação deve piorar, primeiramente porque os fascistas têm o apoio do governo, que além de os fortalecer, os encobre, no combate às forças revolucionárias.
Também porque, se comparada a anos anteriores, a violência das milícias fascistas parecem mais planejadas e organizadas, pois não temem expor suas armas de fogo, nem tentam esconder o trabalho conjunto com a polícia.
Mais infos e imagens de um protesto antifascista realizado em 23 de maio em Ankara:
Ahaligaszetesi (Zeitung):
› http://www.ahaligazetesi.org/2011/05/1537/
Karakok Autonome:
› http://karakok.wordpress.com/2011/05/23/anarchistinnen-in-ankara-von-faschos-angegriffen/
Kurdistan Anarşist Grup:
› http://efendisizler.blogsport.de/2011/05/23/anarchistinnen-in-ankara-von-faschos-angegriffen/
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!