[Romênia] Chamada para o acampamento Reclaim the Fields 2011

A comida, a terra, as sementes, a água e conhecimentos indígenas são muito importantes para serem considerados como mercadorias e centralizados de forma capitalista. Tentamos resistir à lógica do lucro sobre nossas vidas. Tentamos praticar um estilo de vida camponês alternativo para cultivar e viver juntos. Nós reivindicamos o campo!

Rosia Montana é um povoado na cordilheira Apuseni na Romênia, que está ameaçada de ser destruída por um projeto de mineração de ouro. Nós declaramos a nossa solidariedade com os habitantes de Rosia Montana, que defendem suas terras contra o roubo de terras e a exploração por mais de 10 anos.

Há uma longa história de lutas pelo acesso e controle da terra na Europa e em outras partes do mundo, e é importante compartilhar a diversidade das experiências atuais.

Se você é ou deseja ser um agricultor, apicultor, ativista, quer cuidar de um jardim urbano, pescar de forma artesanal… junte-se a nós, para o terceiro acampamento Reclaim the Fields, que ocorrerá em Rosia Montana, de 21 a 30 de setembro de 2011.

Juntos, criaremos um espaço comum para compartilhar experiências e realidades, onde poderemos compartilhar técnicas e conhecimento, ampliar o movimento Reclaim the Fields, reunir nossas energias, reforçar as lutas locais, encontrar conexões entre nós e também com outras lutas anticapitalistas e anticolonialistas e comemorar juntos essas lutas.

Espalhemos as sementes da resistência!

Durante o acampamento, convocaremos a Assembléia Geral da Reclaim the Fields, nos informando sobre as diversas ações concretizadas ao longo dos últimos dois anos e imaginando o futuro da constelação. Vamos pensar sobre o acesso a terra e a autonomia de alimentação; faremos ações diretas, trocaremos sementes e idéias sobre resistência, as práticas agrícolas,  questões de gênero…

O programa é participativo e composto por uma grande variedade de oficinas, atividades práticas, eventos culturais e, principalmente, de tempo para nos conhecer melhor. Precisamos da contribuição dos participantes; se você deseja realizar uma oficina ou palestra, se você é um artista ou de um coletivo e quer compartilhar técnicas e conhecimentos, entre em contato conosco e contribua para a diversidade do acampamento. As propostas devem ser enviadas até 1 de julho, para que possam ser publicadas.

A cozinha e a logística do acampamento serão organizadas coletivamente. Contamos com sua participação ativa. Esperamos que o acampamento seja também um espaço para as crianças. Uma creche será organizada coletivamente.

Pediremos doações. Mas se você estiver com dificuldades financeiras que impeçam que você venha, avise-nos.

Para mais informações, consulte www.reclaimthefields.org e se inscreva.

Contato: camp2011@reclaimthefields.org