[EUA] A presa ecologista Briana Waters aceita ser uma informante do FBI

Briana Waters, condenada por sua ligação com uma ação da Frente de Libertação da Terra (ELF, sua sigla em inglês) em 2001, concordou em testemunhar contra Justin Solondz, seu ex-namorado. Solondz será extraditado da China para enfrentar as acusações de incêndio devido à sua participação em duas ações diretas: um incêndio da Frente de Libertação da Terra no Centro de Horticultura da Universidade de Washington em 2001, e outro incêndio da Frente de Libertação Animal (ALF, sua sigla em inglês) nos currais de cavalos e burros Litchfield Wild Burro and Horse Corral em Susanville, Califórnia.

Como parte de seu acordo de redução de sentença, Briana Waters concordou em fornecer ao governo “informação nova e útil” sobre a Frente de Libertação Animal e a Frente de Libertação da Terra, e testemunhar contra Solondz.

Justin Solondz é um dos três guerreiros da ELF (chamados pelas autoridades como “A Família Incendiária”) em busca e captura pelo FBI desde 2006, depois que um tribunal federal em Oregon os envolveram em mais de 10 incidentes como sabotagens e incêndios intencionais que deixaram milhões em perdas no Oregon, Washington, Califórnia, Colorado e Wyoming.

Em 2009, depois de entrar na clandestinidade, Justin foi preso na China e aguarda sua extradição para os Estados Unidos. Más notícias o esperam diante da lei estadunidense, quando ele descobrir que Briana se tornou uma traidora.