[França] O novo projeto do “Le Rue Râle”: uma biblioteca itinerante!

A literatura anarquista abunda de livros que nem sempre são acessíveis a todos. E é por esta razão que o grupo “Le Rue Râle” (A Rua Ralé), da Federação Anarquista francófona, lançou dias atrás em Vercors um projeto chamado “Utobus”: uma biblioteca itinerante de obras libertárias. A seguir um comunicado do grupo.

Um bibliobus! Bom, não é bem assim… talvez um microbibliobus!

Nenhuma dúvida que com tal veículo nós ganharemos visibilidade e se tiver necessidade, até simpatia. O objetivo é bem evidente: promover e difundir as idéias e projetos anarquistas. Após anunciar nossa passagem pelos meios de comunicação habitual, nós iremos até as comunas de nossos cantões para lá organizar o empréstimo dos livros (mas também de discos e filmes), ali fazer leituras ou outras ações em torno do anarquismo. Nós podemos igualmente estar presentes nos eventos locais ajudando na distribuição de alimentos ou outras manifestações – como os Encontros Libertários que nós organizaremos este ano pela quarta vez. Além do livro, esta biblioteca nômade será ponto de trocas, de encontros e de discussões, o que preencherá esse projeto dum papel social inegável.

Esse projeto precisa de um fundo inicial para existir e suscitar o desejo de ler. A doação de obra libertária é a primeira etapa na construção desse esboço de biblioteca itinerante. Nós estamos então recebendo todas as obras que você queira doar, mesmo se elas não estiverem em perfeito estado. Obrigado por sua participação!

O Utobus tem até agora 504 obras, brochuras, revistas que tratam de ciências humanos, de política, do sindicalismo, de prisões, de história, de atualidades, da sociedade, do sexismo, do feminismo, da economia, da música, do teatro, de arte em geral, de religião, de quadrinhos, de poesia, de ecologia, de educação, de anarquismo e alguns livros infantis. Tem também 19 DVD e 13 CD musicais.

Na estrada para a Utopia!

O Utobus, midíateca social e itinerante.

Porque nossas utopias se constroem aqui, agora e em todo lugar;

Porque sem reflexão nossas ações não irão longe;

Porque sem ação, indignação rimará sempre com mijar num violão;

Porque não se pode confundir “se informar” com “assistir televisão”;

Porque não há nada como um bibliobus para se encontrar, discutir, beber um chá…

Porque buscar a compreensão já é começar a desobedecer;

Porque a política nos afunda na merda, os acontecimentos atuais nos fazem cagar e nós não temos medo de palavrão;

Porque a resignação é um suicídio cotidiano;

Porque sozinho se está fodido;

Porque para se defender faltam armas (intelectuais!);

Porque em Royans, um ponto de recursos como o Utobus não existe;

Porque para tantas estradas que houver, haverá ônibus…

…o Utobus: um lugar de encontros, de partilhas, de mudanças, de resistências, de reflexões, de subversões, ou pior!

Utobus, em breve na sua cidade.

Contato: laruerale@no-log.org ou fa.vercors@no-log.org

Tradução > Tio TAZ