[Rússia] Anarquistas estão sendo processados por crime contra a honra de Putin e Medvedev

Três moradores de Barnaul estão sendo processados por colocar as fotos do presidente da Rússia, Medvedev, do primeiro-ministro, Putin, do chefe do Partido Comunista, Ziuganov, do vice do presidente da câmara de deputados, Jirinóvski, e do governador da região de Altai, Karlin, no outdoor que adverte sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (ou DSTs).

Na noite de 1˚ de fevereiro, três moradores de Barnaul colocaram as fotos dos líderes do país numa propaganda da clínica de andrologia “Saúde Masculina”, com o slogan: “Você precisa desta companhia?”. As imagens dos burocratas ficaram do lado de personagens do outdoor: Gonorréia, Candidíase e Ureaplasma.

Os jovens, que agora estão respondendo o processo por crime contra a honra, foram presos no dia seguinte após a ação, mas posteriormente liberados. Todos eles são antifascistas. Segundo a versão de um dos jornais locais, eles pertenciam ao Movimento Anarquista de Barnaul.

Segundo a imprensa local, suas casas foram vasculhadas e foram achados “materiais extremistas”, como máscaras e tacos de baseball. Os jovens correm o risco de serem condenados a 7 anos de prisão. A União de Solidariedade com os Presos Políticos os reconheceu como perseguidos politicamente.

As imagens das autoridades russas já haviam aparecido adulteradas nos outdoors outras vezes. Em julho de 2011, nas ruas de Moscou, apareceu um outdoor com Medvedev que parodiava a propaganda do filme “Capitão América”. Em cima da imagem de Medvedev foi escrito: “Capitão Rússia”.