[EUA] Anarquistas se unem em um sarau literário em Fernwood

O morador de Victoria Allan Antliff não precisará viajar longas distâncias para satisfazer seu apetite literário especializado.

Outros, no entanto, em breve irão viajar para Victoria provenientes de toda a América do Norte para a sexta e anual Feira do Livro Anarquista de Victoria, e para o Festival da Anarquia.

Será maior do que nunca este ano“, disse Antliff, um membro do Coletivo da Feira do Livro Anarquista de Victoria.

A mostra literária e cultural de dois dias de duração atraiu 2.000 pessoas ano passado.

O festival irá protagonizar uma série de eventos, culminando na feira do livro nos dias 10 e 11 de setembro.

Anarquistas são pessoas “que acreditam que nós podemos fazer melhor do que estamos fazendo agora no mundo“, de acordo com Antliff, um professor de história da arte na Universidade de Victoria.

O movimento é sobre abraçar a mudança radical “para reorganizar a sociedade e fazê-la igualitária, mais sustentável economicamente e pacífica“, disse o professor. “Os desejo dos anarquistas é expressar e direcionar essas características construtivamente“.

Antliff reconhece que muitos anarquistas e simpatizantes são estereotipados como ativistas violentos.

Mas essa não é a questão, de forma alguma. O anarquismo é um movimento muito construtivo“.

Algumas pessoas se dedicam para plantações orgânicas, desenvolvimento comunitário, ou alojar cooperativas ou voluntários“, disse ele.

No fim, ao somar todos resultados, não resulta definitivamente em loucura ou violência“.

A feira do livro livre vai apresentar 20 diferentes oficinas de atividades agrícolas sustentáveis, direitos do trabalhador, questões sobre vigilância e libertação animal, entre outros tópicos. Também haverá mesas de livros e de informativos, e leituras de temas como teoria radical, história e prática.

A crescente popularidade da feira é um sinal de que a comunidade anarquista está prosperando na Grande Victoria. A Gravadora Black Raven (Corvo Negro), por exemplo, vende música punk e metal com o gênero anarquista, e os Livros Camas & Infoshop são uma fonte de literatura anarquista que não objetiva o lucro.

Eu diria que existem centenas de simpatizantes (na Grande Victoria) que apóiam projetos anarquistas“, disse Antliff.

A familiar e amigável feira do livro está aberta para anarquistas e não-anarquistas. Haverão atividades infantis, e cuidados grátis para as crianças.

É um evento para todos”, disse Antliff. “Na verdade, estamos procurando trazer pessoas que não estão familiarizadas com o anarquismo“.

Para mais detalhes, visite victoriaanarchistbookfair.ca.

Eventos anarquistas na roda:

• Lançamento online de arquivos anarquistas da UVic’s: 7 de Setembro as 14h, Livraria McPherson, Rua Finnerty, 3800.

• Projeção Livre de filmes: Capitalismo é a Crise, 9 de Setembro, as 19h30, Livros Camas & Infoshop, Rua Quadra 2590.

• Show para todas as idades de punk rock: apresentação principal: Iskra. 10 de Setembro, as 19h30. Prédio da Associação Comunitária de Fernwood, Rua Fernwood, 1923. 4 dólares a entrada.

• Feira do Livro: 10 de Setembro, das 11h até as 18h; 11 de Setembro, das 11h até as 17h, Centro Comunitário de Fernwood, 1240, Avenida Gladstone.

Tradução > Malobeo