[Eslovênia] Anarh: Feira do Livro e Festival Anarquista

Comunicado:

> Dias de política e cultura autônoma <

A Federação pelo anarquismo organizado está sediando os Dias de política e cultura autônoma no mês de maio. O evento por um lado será uma feira de diferentes meio de produção independente – irá receber editoras locais e internacionais, grupos e distribuidores mostrando seu material – enquanto ocorre em contrapartida um festival incorporando oficinas, discussões, programas culturais e simples diversão. O evento acontecerá no Delavski dom (Casa do Trabalhador) Trbovlje entre os dias 13 e 15 de maio. A entrada, é claro, é grátis. Anarh, como o evento foi nomeado, pretende abranger à todas e todos , jovens e velhos, trabalhadoras e trabalhadores e estudantes, ativistas e apoiadores, assim como qualquer outra pessoa interessada no pensamento político, na cultura e no ativismo libertários.

A crise geral que está desmantelando a fábrica da sociedade não é consequência de jogos cínicos efetuados por indivíduos corruptos, mas sim uma consequência direta e inevitável do próprio capitalismo, que é elevada pela sua forma neoliberal. Cria insegurança crônica e mina os direitos sociais. Encoraja a exploração desenfreada que por sua vez aumenta as desigualdades sociais e a miséria. Este processo é a razão pela qual nossa convicção considera necessárias mudanças amplas e radicais na organização da sociedade. O evento Anarh é organizado de acordo com esta convicção. Por um lado oferece uma oportunidade para fortalecer a cooperação entre grupos autônomos existentes e nossos aliados, enquanto por outro lado visa apresentar as ideias anarquistas para a população de maneira geral. Anarh pretende abrir um espaço público onde será possível publicamente levantar questões importantes e onde diferentes iniciativas podem se juntar e encontrar pontos em comum.

O local do evento carrega um forte simbolismo. Trbovlje, uma cidade industrial em Zasavje, tem uma longa e poderosa tradição de trabalhadores e trabalhadoras e luta antifascista. O evento em si será sediado no Delavski dom (Casa do Trabalhador), que foi construído em comemoração às lutas passadas. Trbovlje, no entanto não dorme em suas conquistas passadas. É o centro do ativismo ecológico contra a gigante multinacional francesa Lafarge, que está, em função de sua poluição, destruindo diariamente o meio ambiente e a saúde das pessoas. É difícil pensar em um lugar que se encaixe melhor para inspirar nossas ações.

O evento Anarh irá abrir na tarde do dia 13 de maio, sexta-feira, tornando pública a feira de produção independente. Irá abranger livros, jornais e outras publicações com temática anarquista ou relacionada, mas também uma quantidade significativa de outros materiais – de música a roupas – todos criados independente das multinacionais que tentam regular nossas vidas. Irão ocorrer numerosos eventos paralelos, de oficinas até projeções de filmes.

Os eventos centrais serão duas discussões públicas. A primeira acontecerá na sexta-feira e se propõe a encaminhar questões locais. Nós iremos discutir diferentes formas de organização autônoma local e os sucessos que conquistaram, enquanto também iremos procurar por novas formas de cooperação e solidariedade para ações futuras. A segunda ocorrerá no sábado. Apresentará uma discussão sobre a conjuntura do anarquismo hoje. Membros de grupos anarquistas de toda a Europa irão discutir seus pontos de vista e suas experiências. É importante perceber que ambos os eventos tem como objetivo abrir discussões, portanto, encorajamos participação ativa.

Toda informação relevante está disponível no nosso site ou através de contato pessoal. Anarh continua aberta para novas ideias e sugestões. Nós chamamos você para se juntar a nós!

Contato: inter [at] a-federacija.org

Tradução > Malobeo

agência de notícias anarquistas-ana

Flores de cerejeira no céu escuro

E entre elas a melancolia

Quase a florir

Matsuo Bashô