[Grécia] A empresa mineradora “Ouro Grego” admite que financia a Polícia

ierissos
A empresa mineradora “Ouro Grego” (Elinikós Jrisós) é uma subsidiária da multinacional canadense “Eldorado Gold”. Ambas estão buscando instalar um mega projeto de mineração de ouro no noroeste da província de Calcídica, no norte do território do Estado grego. Como escrito em posts anteriores, o trabalho de mineração na região teria consequências desastrosas para o meio ambiente e a vida humana.

Os interesses do Capital local e transnacional gozam do apoio do Estado grego. Reiteradas vezes o Regime desencadeou ataques terroristas contra os habitantes da província, que resistem aos planos desta aliança de interesses e à repressão das forças policiais. Foram numerosas as investidas da Polícia contra manifestantes, mulheres, crianças e moradores da região: invasões, agressões, sequestros de lutadores, terrorismo.

Nunca colocamos em dúvida o papel da Polícia em geral, especificamente nesta ofensiva que foi desencadeada contra os homens dignos da província. Tampouco temos posto em dúvida a relação entre a Polícia grega e o Capital, além de sua já óbvia ligação com as gangues fascistas. No entanto, merece uma menção a declaração oficial da empresa de mineração que financia a Polícia grega.

Na revista da empresa, que pode ser lida em seu site, lemos que “no contexto da responsabilidade social da empresa, uma grande parte do lucro vai para os serviços públicos e as forças de segurança, através de apoio financeiro e logístico, em qualquer nível (combustível, pneus, manutenção do veículo etc.)”.

A empresa emprega a linguagem do Poder de uma forma que varia entre o ridículo e a desfaçatez (“responsabilidade social corporativa“, “lucratividade“, “serviços públicos“, “forças de segurança“) para admitir descaradamente que financia a Polícia, ou seja, as forças armadas do Regime, que há dois anos estão furiosamente tentando suprimir a luta do povo de Calcídica e dos solidários com sua causa. Todas essas escórias interligadas do Estado, do Capital e todas as suas marionetes e muletas são o primeiro extremo. O outro extremo é o mundo da dignidade, o mundo que luta contra o capitalismo, o totalitarismo moderno e barbárie que o primeiro extremo quer impor.

Fonte: http://antigoldgreece.wordpress.com.

Notícia relacionada:
http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/10/17/grecia-novas-imputacoes-massivas-contra-os-habitantes-de-calcidica/

agência de notícias anarquistas-ana

A vasta noite
não é agora outra coisa
se não fragrância.

Jorge Luis Borges