Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2013 / Novembro / 22 / [Croácia] Neonazistas atacam espaço libertário pela terceira vez, em Zadar

[Croácia] Neonazistas atacam espaço libertário pela terceira vez, em Zadar

By A.N.A. on 22 de Novembro de 2013

1422603
Comunicado:

Na noite de sábado para domingo, 17 novembro de 2013, um bando de neonazistas atacaram o Infoshop Iskra (“Faísca“), em Zadar. As escórias nazis estouraram as janelas e sujaram as paredes do imóvel com pichações fascistas e símbolos “Ustaša”, como suásticas.

Este ataque não nos pega de surpresa, considerando que é a terceira sabotagem neste espaço nos últimos dois anos cometidos por eles e, de fato, nos encontramos há poucas horas do aniversário da queda de Vukovar, quando a mente dos nacionalistas/fascistas croatas está no cúmulo da irracionalidade agressiva. Os outros dois ataques ocorreram em agosto e novembro de 2011, o terceiro, na noite passada e esperamos que não haja o quarto!

O Infoshop Iskra é uma iniciativa com uma sala de leitura e uma biblioteca com literatura anarquista e antiautoritária, ali organizamos bate-papos, debates, mostras de vídeos, oficinas… Ele está localizado no clube do livro “Knjigozemska”, no RK Jeretova 5, Zadar. Também temos aqui um canto de “pegar ou largar” e uma oficina de conserto de bicicletas. O coletivo agita e atua na área de emancipação social radical, sob bases libertárias.

Infoshop Iskra: http://infoshopiskra.blogspot.com.br/

agência de notícias anarquistas-ana

Bolha de sabão.
Uma explosão colorida
sem nenhum estrondo.

Maria Reginato Labruciano

Compartilhe:

Posted in Mundo | Tagged Antifascismo, Croácia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Liberto em Morreu Octavio Alberola (1928 – 2025)24 de Julho de 2025

    Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!

  2. moésio R. em [Itália] 30° aniversário da ecovila Urupia, uma comuna libertária no Salento21 de Julho de 2025

    segue a página: https://urupia.wordpress.com/

  3. Orlando Schornbaum em [Itália] 30° aniversário da ecovila Urupia, uma comuna libertária no Salento20 de Julho de 2025

    Como ter contato com a comuna?

  4. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  5. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários