Na noite de sábado para domingo, 17 novembro de 2013, um bando de neonazistas atacaram o Infoshop Iskra (“Faísca“), em Zadar. As escórias nazis estouraram as janelas e sujaram as paredes do imóvel com pichações fascistas e símbolos “Ustaša”, como suásticas.
Este ataque não nos pega de surpresa, considerando que é a terceira sabotagem neste espaço nos últimos dois anos cometidos por eles e, de fato, nos encontramos há poucas horas do aniversário da queda de Vukovar, quando a mente dos nacionalistas/fascistas croatas está no cúmulo da irracionalidade agressiva. Os outros dois ataques ocorreram em agosto e novembro de 2011, o terceiro, na noite passada e esperamos que não haja o quarto!
O Infoshop Iskra é uma iniciativa com uma sala de leitura e uma biblioteca com literatura anarquista e antiautoritária, ali organizamos bate-papos, debates, mostras de vídeos, oficinas… Ele está localizado no clube do livro “Knjigozemska”, no RK Jeretova 5, Zadar. Também temos aqui um canto de “pegar ou largar” e uma oficina de conserto de bicicletas. O coletivo agita e atua na área de emancipação social radical, sob bases libertárias.
Infoshop Iskra: http://infoshopiskra.blogspot.com.br/
agência de notícias anarquistas-ana
Bolha de sabão.
Uma explosão colorida
sem nenhum estrondo.
Maria Reginato Labruciano
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!