A p r e s e n t a ç ã o
O Jardim de Infância Autônomo Koko Lepo começou em Julho de 2013, na ocupação Inex Film, em Karaburma, vizinhança de Belgrado. Dependendo da estação e da habilidade dos nossos professores, tem duração de 3 a 5 dias e cada dia com aproximadamente 4 horas, para crianças de 3 a 6 anos. O jardim de infância é grátis e foi desenvolvido para crianças de grupos sociais marginalizados socioeconomicamente. Com a permissão e apoio dos pais, o grupo tem entre 15 e 25 crianças que vivem em uma colônia perto da Inex Film.
Koko Lepo oferece as habilidades básicas necessárias para trabalhar na sociedade em geral e ingressar em eventuais programas oficiais educacionais, combinando com práticas pedagógicas alternativas, explorando novos modelos de relações sociais, e compartilhando ensinamentos sobre deveres com as crianças sempre que possível. Incluído nesta base de conhecimento está a habilidade de dizer o tempo, datas e estações, diferenciar as cores, formas e letras, aprender sobre diferenças de culturas, ouvir e tocar com a música, praticar a comunicação e higiene, e entendimento básico dos sentimentos, natureza, animais, e mais. Junto com o desenvolvimento da comunicação, habilidades motoras e matemática básica, Koko Lepo nutre as experiências práticas e sociais através da busca dos valores do compartilhamento, da comunidade, do trabalho criativo, concentração, independência, igualdade entre os gêneros, responsabilidades e autoconsciência. Além disso, todos os dias as crianças recebem uma refeição quentinha vegetariana e os próprios professores transportam as crianças entre a colônia.
O Koko Lepo não coopera com o Estado e com ONGs, e mantém um caráter anticapitalista e antiburocrático. O coletivo é sustentado através de ajuda individual e de coletivos autônomos aliados, grupos primariamente anarquistas e antifascistas, assim como festas e eventos beneficentes. Todo o dinheiro que recebemos vai para o reabastecimento de suprimentos esgotados, ocasionalmente provendo vestimentas para as crianças, e assegurando uma refeição quente e saudável a cada dia de escola. Nós, portanto, convidamos aqueles que gostariam de ajudar no trabalho do jardim de infância autônomo a enviar doações assim como compartilhar seus conhecimentos, experiências, e conselhos sobre como nós podemos melhorar nossa operação. Acima de tudo, se você estiver na área, por favor pare, entre e socialize com a gente e com as nossas crianças!
Nós acreditamos fortemente que nós, como indivíduos auto-organizados, podemos fazer algo bom e importante para estas crianças permitindo o amadurecer nos seus sentimentos, relacionamentos e capacidades, enquanto nós crescemos junto com eles. Nós convidamos você a ajudar de acordo com as suas habilidades.
Seus,
O Jardim de Infância Autônomo Koko Lepo
Tradução > R. Valenzuela
Notícia relacionada:
http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/06/30/italia-o-chamamento-do-bosque/
agência de notícias anarquistas-ana
Noite enluarada
Sonho que ainda sou criança
Brinco com vagalumes
Amanda Cristina Foetsch – 14 anos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!