Texto publicado no sítio web https://methexiserratum.wordpress.com.
Agora o capitalismo pede oficialmente voluntários para gerar privilégios ainda maiores. Trabalhadores voluntários, porque andam dizendo que o desemprego é pior. Te dizem que se te ofereces voluntariamente, (talvez) num futuro tenhas melhores oportunidades, e que vais te beneficiar quando chegue o momento em que serás oficialmente escravo assalariado.
Mas, o que é que surpreende? Por quê consideramos aberrante (vergonhoso) o termo voluntário quando falamos de nosso trabalho? Acaso a surpresa provêm de um pequeno mal entendido cometido no passado? Me explico, acaso simplesmente durante muitos anos, temos ocultado a realidade por trás de falsas palavras, negando-nos a admitir nossa própria impotência? Chamamos trabalho assalariado nossa escravidão por vontade própria, sim ou não? De fato, sempre temos sido voluntários na divisão da sociedade em classes, não?
Porque se temos a ilusão de que não somos voluntários, alguém poderia se peguntar se aceitamos o fato de que nos obrigam a sermos explorados em um sistema de exploração. Se admitimos isso, então como vamos nos justificar?
Voluntários pois, escravos voluntários, súditos, cidadãos, cúmplices submissos. E inclusive a maioria dos voluntários estão dispostos.
Saudações.
O texto em grego:
https://methexiserratum.wordpress.com
O texto em castelhano:
http://verba-volant.info/pt/voluntarios-dispostos/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Lavadeiras de beira-rio.
Nas águas, boiando,
cores e cantos.
Yeda Prates Bernis
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!