Texto da Organização de Antifascismo Combativo, intitulado Contra-ataque ao fascismo “institucional” e seu “movimento”, escrito por causa do começo do julgamento do Aurora Dourada em 20 de abril (adiado para 7 de maio).
Ao mesmo tempo que se inicia o julgamento do [Partido] Aurora Dourada, há um ceticismo difundido sobre o caráter atualizado da luta antifascista. Acaso as instituições “resolveram” o problema do fascismo, e agora podemos levar outras lutas? Os que pensam que na crise econômica e sistêmica global vamos acabar com as estratégias canibalísticas do capitalismo estão muito equivocados!
O fascismo não é um sistema ideológico que possa ser tratado com o iluminismo ideológico. Tampouco com os grupos de rua, assim que com alguns ataques “bons” acabemos com sua ação. É uma resposta política contrarrevolucionária à crise, baseada na dissolução da visão coletiva. É o trabalhador “individualizado” que está em busca de trabalho prejudicando seus companheiros imigrantes. É o “trabalhador” contratado pelos capitalistas para trabalhar contra os interesses das comunidades locais. É o fura greve que mina o seu sindicato.
É “trabalhador” – lacaio da empresa mineradora Ouro Grego, que pelo dinheiro de seu salário entrega os bosques e os povoados ao Capital depredador. O fascismo e a reação direitista utilizarão todas as ferramentas para impor sua agenda reacionária. Utilizarão não só os mecanismos do Regime burguês senão que tratarão de montar também movimentos do tipo panelaço.
Aí se encontra a linha divisória de classe e política!
Guerra contra os patrões, os fascistas e seus lacaios, e debates e confronto de ideias entre companheiros sobre os métodos e as estratégias para fazer frente ao fascismo. Só através da criação de um bloco político-social massivo que derrote a política contrarrevolucionária e esmague os fascistas, existe a possibilidade da formação de um movimento que fará regressar à atualidade a rebelião anticapitalista.
O texto em grego:
O texto em castelhano:
http://verba-volant.info/es/contra-el-fascismo-institucional-y-su-movimiento/
agência de notícias anarquistas-ana
brilha o grampo
ou ela tem no cabelo
um pirilampo?
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!