Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Abril / 28 / [Grécia] Contra o fascismo “institucional” e seu “movimento”

[Grécia] Contra o fascismo “institucional” e seu “movimento”

By A.N.A. on 28 de Abril de 2015

grecia-contra-o-fascismo-institu-1

Texto da Organização de Antifascismo Combativo, intitulado Contra-ataque ao fascismo “institucional” e seu “movimento”, escrito por causa do começo do julgamento do Aurora Dourada em 20 de abril (adiado para 7 de maio).

Ao mesmo tempo que se inicia o julgamento do [Partido] Aurora Dourada, há um ceticismo difundido sobre o caráter atualizado da luta antifascista. Acaso as instituições “resolveram” o problema do fascismo, e agora podemos levar outras lutas? Os que pensam que na crise econômica e sistêmica global vamos acabar com as estratégias canibalísticas do capitalismo estão muito equivocados!

O fascismo não é um sistema ideológico que possa ser tratado com o iluminismo ideológico. Tampouco com os grupos de rua, assim que com alguns ataques “bons” acabemos com sua ação. É uma resposta política contrarrevolucionária à crise, baseada na dissolução da visão coletiva. É o trabalhador “individualizado” que está em busca de trabalho prejudicando seus companheiros imigrantes. É o “trabalhador” contratado pelos capitalistas para trabalhar contra os interesses das comunidades locais. É o fura greve que mina o seu sindicato.

É “trabalhador” – lacaio da empresa mineradora Ouro Grego, que pelo dinheiro de seu salário entrega os bosques e os povoados ao Capital depredador. O fascismo e a reação direitista utilizarão todas as ferramentas para impor sua agenda reacionária. Utilizarão não só os mecanismos do Regime burguês senão que tratarão de montar também movimentos do tipo panelaço.

Aí se encontra a linha divisória de classe e política!

Guerra contra os patrões, os fascistas e seus lacaios, e debates e confronto de ideias entre companheiros sobre os métodos e as estratégias para fazer frente ao fascismo. Só através da criação de um bloco político-social massivo que derrote a política contrarrevolucionária e esmague os fascistas, existe a possibilidade da formação de um movimento que fará regressar à atualidade a rebelião anticapitalista.

O texto em grego:

https://ormantifa.files.wordpress.com/2015/04/cf80cf81cebfcebacf85cf81ceb7cebeceb7-12-ceb1cf80cf81ceb9cebbceafcebfcf85-2015.jpg

O texto em castelhano:

http://verba-volant.info/es/contra-el-fascismo-institucional-y-su-movimiento/

agência de notícias anarquistas-ana

brilha o grampo
ou ela tem no cabelo
um pirilampo?

Carlos Seabra

Compartilhe:

Posted in Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged Antifascismo, Aurora Dourada, Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários