[Aconteceu no dia 24 de abril, no Cenáculo dos Agostinianos, em Empoli, durante o encontro “70º Aniversário da Resistência e da Libertação 1945-2015”, a apresentação do livro sobre o anarquista Oreste Ristori, com a presença do companheiro e autor da obra Carlo Romani. O livro publicado no Brasil em 2002 foi traduzido e recém-lançado na Itália, pela editora BFS (Biblioteca Franco Serantini). A seguir, reproduzimos o chamado do evento.]
Conclui-se um percurso de valorização da figura do empolese Oreste Ristori com a apresentação do livro Oreste Ristori: vita avventurosa di un anarchico tra Toscana e Sudamerica de Carlo Romani (professor de História Contemporânea na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), no qual emerge a densidade do personagem no contexto mais amplo da emigração para a América Latina de anarquistas e comunistas italianos, e de toscanos em particular, entre o fim dos Oitocentos e as primeiras décadas dos Novecentos.
A BFS edições organizou a atualização e a tradução do português da obra original, publicada em São Paulo em 2002.
O livro, recém-saído da impressão, será apresentado também em Empoli na noite do próximo dia 24 de abril, às 21h30, no Cenáculo do Convento dos Agostinianos, com a presença extraordinária do autor. Intervirão, após as saudações da Administração Comunal, o professor Giorgio Sacchetti da Universidade de Padova, Franco Bertolucci da Biblioteca Franco Serantini edições e Maurizio Brotini da CGIL regional.
Na web é disponível uma seção dedicada a Oreste Ristori (oresteristori.it) realizada pelo Arquivo Histórico comunal de Empoli.
BFS (Biblioteca Franco Serantini): bfs.it/edizioni
agência de notícias anarquistas-ana
meio dia
dormem ao sol
menino e melancias
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!