[A 4ª Feira da Autogestão será realizada nos dias 4 e 5 de julho de 2015 na Parole Errante, em Montreuil. “A autogestão é tanto uma ferramenta para o cotidiano, quanto uma resposta possível para a falência do sistema capitalista e estatal”.]
C o m u n i c a d o:
Cansado da hierarquia? Das lógicas dos lucros? Então a autogestão te interessa!
Bem vindxs à feira da autogestão! Ela é organizada esse ano por mais de 80 estruturas que fazem viver a ideia de autogestão e a praticam cotidianamente: toda uma galáxia de coletivos, associações, empresas, cooperativas de produção, de organizações sindicais e políticas.
Todxs juntxs, damos mais força à autogestão por fazê-la uma ferramenta de resistência e de ruptura com o sistema capitalista e produtivista. Outros modos de reflexões, decisões e organizações são possíveis. O objetivo é de decidir coletivamente os assuntos comuns, sem delegar a dirigentes, sobre os planos políticos e econômicos.
A autogestão está inserida em uma longa história, a de cooperativas e de “recuperação de empresas”, da Comuna de Paris, à Primavera de Praga, da Revolução Espanhola à Polônia de agosto de 1980, de Lips à Argentina em 2001.
Ela se renova hoje através das lutas auto-organizadas: a recuperação de empresas ameaçadas de falência e também de múltiplas alternativas, na saúde, na educação, na habitação, na agricultura, na ecologia… Retomar às mãos a produção é também poder transformar suas modalidades e finalidades. Ancorada em práticas concretas, no âmbito de um projeto global, a autogestão é tanto uma ferramenta para o cotidiano, quanto uma resposta possível para a falência do sistema capitalista e estatal.
A 4ª Feira da Autogestão será realizada nos dias 4 e 5 de julho de 2015 na Parole Errante, em Montreuil. Nessa feira, ela mesma autogestionada, viva e alegre, catalisadora de experiências alternativas e de lutas, vocês descobrirão estandes e fóruns, debates e ateliês, concertos e teatro, filmes e animações, um espaço para crianças e uma livraria, uma cantina e um bar… Esse ano, os debates e projeções serão também organizados durante os 10 dias precedentes ao fim de semana.
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
conversa de adultos
debaixo da mesa
adormeço entre brinquedos
João Angelo Salvadori
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…