[A 4ª Feira da Autogestão será realizada nos dias 4 e 5 de julho de 2015 na Parole Errante, em Montreuil. “A autogestão é tanto uma ferramenta para o cotidiano, quanto uma resposta possível para a falência do sistema capitalista e estatal”.]
C o m u n i c a d o:
Cansado da hierarquia? Das lógicas dos lucros? Então a autogestão te interessa!
Bem vindxs à feira da autogestão! Ela é organizada esse ano por mais de 80 estruturas que fazem viver a ideia de autogestão e a praticam cotidianamente: toda uma galáxia de coletivos, associações, empresas, cooperativas de produção, de organizações sindicais e políticas.
Todxs juntxs, damos mais força à autogestão por fazê-la uma ferramenta de resistência e de ruptura com o sistema capitalista e produtivista. Outros modos de reflexões, decisões e organizações são possíveis. O objetivo é de decidir coletivamente os assuntos comuns, sem delegar a dirigentes, sobre os planos políticos e econômicos.
A autogestão está inserida em uma longa história, a de cooperativas e de “recuperação de empresas”, da Comuna de Paris, à Primavera de Praga, da Revolução Espanhola à Polônia de agosto de 1980, de Lips à Argentina em 2001.
Ela se renova hoje através das lutas auto-organizadas: a recuperação de empresas ameaçadas de falência e também de múltiplas alternativas, na saúde, na educação, na habitação, na agricultura, na ecologia… Retomar às mãos a produção é também poder transformar suas modalidades e finalidades. Ancorada em práticas concretas, no âmbito de um projeto global, a autogestão é tanto uma ferramenta para o cotidiano, quanto uma resposta possível para a falência do sistema capitalista e estatal.
A 4ª Feira da Autogestão será realizada nos dias 4 e 5 de julho de 2015 na Parole Errante, em Montreuil. Nessa feira, ela mesma autogestionada, viva e alegre, catalisadora de experiências alternativas e de lutas, vocês descobrirão estandes e fóruns, debates e ateliês, concertos e teatro, filmes e animações, um espaço para crianças e uma livraria, uma cantina e um bar… Esse ano, os debates e projeções serão também organizados durante os 10 dias precedentes ao fim de semana.
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
conversa de adultos
debaixo da mesa
adormeço entre brinquedos
João Angelo Salvadori
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!